Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Museu Câmara Cascudo reinaugura duas exposições de longa duração 19/05/2016

Após cinco anos de reformas e reabertura parcial, exibindo apenas mostras temporárias, o Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reabre duas de suas exposições clássicas.

Na próxima sexta-feira, 20, a partir das 17h, acontece a solenidade de reabertura. Mas isso não significa que o público verá as antigas mostras tais quais eram e permaneceram por décadas. Reformuladas com novo discurso, informações consistentes e atualizadas, design e expografia arrojados, em salas climatizadas, as exposições "Engenhos: Tradição do Açúcar" e "Anatomia Comparada" voltam à tona trazendo uma roupagem moderna, mantendo o sentimento nostálgico que marcou a memória afetiva de muitos natalenses.

Em uma sala temática que representa de forma muito verossímil uma "casa de moenda", exibindo artefatos originais utilizados no preparo de produtos oriundos da cana-de-açúcar, a exposição "Engenhos: Tradição do Açúcar", apresenta o cotidiano, a arquitetura, a arte e as riquezas relacionadas à presença dos engenhos no nosso território, assim como seu impacto no ambiente e sociedade.

Na ocasião o visitante pode, ainda, conhecer a rota dos engenhos de Ceará-Mirim, um patrimônio histórico do que já foi o maior polo açucareiro do Rio Grande do Norte.

"Anatomia Comparada", que estava acessível à visitação parcialmente e em caráter provisório, agora abre as portas ao público, revitalizada, com novo visual e acervo ampliado.

A exposição exibe uma rica coleção de esqueletos completos e crânios de diversos mamíferos, convidando o público a descobrir os segredos que esse acervo nos conta sobre a evolução.


Voltar