Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Implantação do Digital Object Identifier (DOI) nas revistas do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 26/10/2016

O Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN foi criado em dezembro de 2009 por meio da Resolução 237/09 - CONSEPE e passou a funcionar em março de 2010. Tem como objetivo reunir, padronizar e modernizar as revistas cientificas eletrônicas produzidas no âmbito da UFRN. Utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), sistema esse traduzido e distribuído pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir da versão do Open Journal Systems (OJS).

Seu funcionamento conta com o suporte técnico do Setor de Repositórios Digitais (SRD) da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), cuja atribuição é incentivar, orientar e treinar os editores das revistas e suas equipes para o uso do SEER e a inserção da publicação na plataforma do Portal. Além disso, o SRD é responsável pela atribuição do Digital Object Identifier (DOI) nas revistas integrantes do Portal que atendem as diretrizes para o seu recebimento.

O DOI é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, com o objetivo de localizar e acessar materiais na web, especialmente, publicações em periódicos e obras protegidas por copyright. Esse sistema foi desenvolvido pela Associação de Publicadores Americanos (AAP) com a finalidade de autenticar a base administrativa de conteúdo digital. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado.

O Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, por meio do Setor de Repositórios Digitais da Biblioteca Central Zila Mamede e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, deu início a atribuição do Digital Object Identifier (DOI) na Revista "Educação em Questão", e dará continuidade a sua implantação  nos demais periódicos integrantes do Portal que atendam aos critérios estabelecidos pelo referido repositório.


Voltar