Professor Sérgio Adorno profere Aula Magna da UFRN 05/04/2017

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no próximo dia 17 de abril, às 9h, no auditório da Reitoria, a Aula Magna alusiva à abertura oficial do primeiro semestre letivo 2017 com o tema "A violência na sociedade brasileira contemporânea: tendências, dinâmicas e respostas do Estado".

A exposição será comandada por Sérgio Adorno, doutor em Sociologia e pós-doutor pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales (Cesdip), da França. O convidado é uma referência nos estudos sobre violência e, em um dos seus estudos, sustentou que é possível escrever a história do Brasil como uma história social da violência, defendendo que a disseminação da violência na sociedade brasileira reforça as desigualdades sociais.

Para ele, a pesquisa contemporânea se movimenta em torno principalmente de quatro eixos: estudo do crime e das formas organizadas de criminalidade; graves violações de direitos humanos;  violência nas relações intersubjetivas e interpessoais; e os sentidos da violência na história. A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, destacou que falar sobre um problema tão presente na nossa sociedade é uma oportunidade também de formar para a cidadania, pelas reflexões que estimula.

Sérgio Adorno

Professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Ccoordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Adorno é cientista social e presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós-Graduação, comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, além de membro dos conselhos consultivos de importantes periódicos nacionais e internacionais.