Criação do Reuse incentiva reutilização de bens na UFRN 04/10/2017

A reutilização de bens da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será estimulada por meio do projeto Reuse, cujo sistema está disponível desde o dia 1º no site reuse.ufrn.br. Com a proposta de prolongar o uso e reduzir o acúmulo de materiais descartados pelos setores, a nova ferramenta reúne anúncios para que outras unidades interessadas possam adquirir os produtos ofertados de maneira rápida e prática, graças à ligação de todo o processo ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac).

A criação do Reuse partiu de uma sugestão cadastrada no Escritório de Ideias da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), que trabalhou em conjunto com a Superintendência de Informática (Sinfo) e a Diretoria de Material e Patrimônio (DMP) para implantar o projeto. A demanda foi utilizada como tema de mestrado do gerente de projetos do Sipac, Weksley Mesquita Viana, que realizou em sua dissertação o levantamento de requisitos para a construção da ferramenta.

Após essa fase, Weksley Viana coordenou o desenvolvimento do sistema que se assemelha a sites de anúncios de produtos usados, com a diferença de ser exclusivo para os bens da universidade. "Pode cadastrar ou adquirir um bem qualquer usuário que receba permissão de acesso ao Sipac, sendo necessária aprovação da chefia para o anúncio e a demonstração de interesse. Além disso, o material deve ser tombado e não estar na situação de anulado, indisponível e emprestado, ou ainda ser intangível ou bem de terceiro", explica.

O processo é simples: se o usuário demonstra interesse e o anunciante aceita o pedido, a movimentação para transferência de patrimônio ocorre automaticamente pelo Sipac. A entrega do produto, por sua vez, é acertada entre os envolvidos. Para o assessor da Progesp e integrante do Escritório de Ideias, Joade Cortez Gomes, a ferramenta proporciona desburocratização e melhorias econômicas, ambientais e sociais, uma vez que diminui a aquisição de novos bens e o descarte de produtos em condições de uso, assim como otimiza o tempo dos servidores.

"Acreditamos no potencial do Reuse e esperamos que sirva de inspiração para outros servidores cadastrarem sugestões no Escritório de Ideias. Este é o espaço para a gestão participativa, em que integrantes da universidade podem contribuir para a inovação no ambiente de trabalho", destaca Joade.

O lançamento oficial do Reuse acontece na solenidade de abertura do Mês do Servidor nesta sexta-feira, 6, às 9h, no auditório da Reitoria. O vídeo de apresentação pode ser visualizado no link.