Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
30 de novembro – Dia Internacional da Preservação Digital 29/11/2017
Dia Internacional da Preservação Digital

A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, Rede Cariniana, comemora pela primeira vez o Dia Internacional da Preservação Digital, data recentemente declarada pela Coalizão de Preservação Digital (DPC) http://www.dpconline.org/events/international-digital-preservation-day.

A ação reunirá indivíduos e instituições de todo o mundo para celebrar as coleções preservadas, o acesso mantido e o entendimento promovido pela preservação de materiais digitais. O objetivo é também criar maior conscientização sobre a preservação digital, que se traduz em uma compreensão mais ampla que permeie todos os aspectos da sociedade - negócios, elaboração de políticas, boas práticas pessoais.

A UFRN, por meio de acordo de cooperação técnica, é parceira da Rede Cariniana desde 2015 (DOU n°47, 11 de março de 2015). Essa cooperação promove a preservação digital das revistas integrantes do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, e, atualmente, está em fase de implementação da preservação digital das dissertações e teses disponibilizadas no Repositório Institucional da UFRN. Essas ações são iniciativas que visam a preservação e acesso de longo prazo à produção científica da Universidade.

Um feliz Dia Internacional de Preservação Digital para todos!!


Voltar