Pesquisador do IIF publica trabalho no jornal Physics Reports 10/04/2018

No último mês de fevereiro foi lançada a edição 2018 do Physics Reports, jornal científico norte-americano de altíssimo impacto e reconhecimento internacional. O jornal seleciona pesquisadores de renome numa área de pesquisa e os convida para escreverem um artigo de revisão.

Neste ano consta a premiada publicação do professor Farinaldo Queiroz, pesquisador do Instituto Internacional de Física (IIF) da UFRN. Esta publicação representa, para seus autores, um reconhecimento internacional por parte de seus colegas sobre a importância de suas contribuições em suas linhas de pesquisa.

O convite para participar desta edição foi feito ao professor Farinaldo Queiroz ainda em 2016, na época autor correspondente do jornal, quando ele estava na Alemanha, trabalhando com físicos daquele país. Nos dez meses seguintes o pesquisador brasileiro esteve envolvido na produção do artigo em colaboração com o professor Manfred Lindner, diretor do Instituto Max Planck, e um de seus orientandos, o aluno de doutorado Moritz Platscher.

A publicação está focada na Violação do Número Leptônico e Momento Anômalo Magnético do Muon, em especial quanto a sua não conformidade com o modelo padrão.

O trabalho do professor Queiroz apresenta inúmeras soluções para esse mistério, assim como apresenta as implicações teóricas e experimentais para cada uma dessas explicações. Uma das soluções mais abordadas postula a existência de uma partícula exótica ainda não detectada pelo Large Hadron Collider (LHC).

"Assim que submeti o trabalho para o Arxiv (plataforma digital para preprints eletrônicos de artigos científicos) as pessoas começaram a citar o trabalho e usar nossos resultados. No momento temos mais de 60 citações", afirmou o docente, que, após a publicação, foi convidado para apresentar palestras em diversos eventos internacionais, em particular a conferência Neutrino 2018, que acontecerá em Heidelberg, na Alemanha, devendo contar com aproximadamente mil participantes.

O material completo está disponível gratuitamente aqui.