Centro de Educação e NAC realizam curso sobre audiodescrição no cinema 27/08/2018

O Curso Audiodescrição no Cinema – a formação de uma memória dos artifícios do cinema por meio da linguagem cinematográfica na audiodescrição acontece nas próximas terça-feira e quarta-feira, 29 e 30, com inscrições presenciais no local de realização do evento, o auditório do Centro de Educação. Iniciativa conjunta do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a iniciativa tem em sua palestra de abertura a presença de Bell Machado, no horário das 8h às 12h. A quantidade de participantes para o momento inicial é de cem pessoas, enquanto que, para a programação de quarta-feira, as inscrições acontecem também presencialmente e com limite de vagas.

Sobre Bell Machado

Atualmente assessora na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas, é audiodescritora, responsável pelos cursos de formação em audiodescrição e capacitação em inclusão e acessibilidade. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisa sobre a importância da linguagem cinematográfica na audiodescrição, é graduada em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (2005). Coordenou, de 2005 a 2011, o projeto de inclusão social e digital do Ministério da Cultura: Ponto de Cultura Cinema em Palavras no Centro Cultural Louis Braille de Campinas. Em 2000 iniciou seu trabalho em audiodescrição de filmes para pessoas com deficiência visual e, desde esta data, aproximadamente 300 filmes tiveram sua audiodescrição realizada.