Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
UFRN lança e-books sob a ótica de Foucault e Bourdieu 10/05/2019

Acontece durante os dias 16 e 17 de maio evento que engloba temáticas relacionadas às teorias de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu sobre as práticas sociais, de poder e de gênero e sexualidade na sociedade. No primeiro dia, 16, ocorrerá uma mesa-redonda com a divulgação de 3 e-Books apresentada por seus organizadores, às 14h, no Auditório do Ágora (UFRN). Já o segundo dia fica sob a responsabilidade da palestra Um olhar sobre o Brasil atual à luz de Michel Foucault, ministrada pelo professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, às 9h, no Auditório da Reitoria (UFRN).

 

O evento deseja reunir a comunidade acadêmica para refletir sobre as questões que envolvem a sociedade. O primeiro e-Book que será divulgado na mesa-redonda, Práticas Sociais Contemporâneas: gênero e sexualidade, poder e reconhecimento,  é organizado pela professora Lore Fortes e o doutorando Kelvis Nascimento, abordando as teorias de Foucault e Bourdieu.  

 

O segundo, Michel Foucault: reflexões acerca dos saberes e dos sujeitos, organizado por Aryanne Oliveira, Lívia Barbosa e Lucas Súllivam Marques Leite, reúne iniciativas parecidas, porém, dando enfoque literal às contribuições foucaultianas. Já o terceiro, Simbolismo do Morro do Careca, organizado por Lore Fortes e Tiago Souto Bezerra, tem como motivação inicial o desejo de comunicar e colocar em palavras a relação entre a teoria e metodologia de Bourdieu com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefevre & Lefevre.

 

A palestra Um olhar sobre o Brasil atual à luz de Michel Foucault tem como objetivo refletir o contexto social e político brasileiro em relação às temáticas de poder e sexualidade, abordadas por Foucault. O professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior é professor aposentado do Departamento de História da UFRN, atualmente sendo professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba e professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em História da UFPE e UFRN. Haverá debate ao final.


Voltar