UFRN lança livros sobre ações institucionais de arte e cultural 18/09/2019

Williane Silva - Ascom-Reitoria

Rememorando a história artístico-cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) realiza o lançamento das publicações Catálogo do Patrimônio Artístico e Cultural da UFRN e Plano de cultura da UFRN: percursos, ações e resultados às 17h desta quarta-feira, 18, na Galeria Conviv’Art. O material digital dos livros está disponível no Repositório Institucional da UFRN e a versão impressa será distribuída gratuitamente, durante a cerimônia de lançamento.

Sob a organização de Teodora Alves e Diego Souza de Paiva, o Catálogo do Patrimônio Artístico e Cultural reúne fotos e textos explicativos sobre diversos monumentos históricos da Universidade, como o presépio que fica próximo ao Departamento de Artes (Deart-UFRN), os bustos de Onofre Lopes e Dinarte Mariz, localizados na Reitoria, os painéis da Capela da UFRN, além de informações sobre unidades institucionais e grupos artísticos consolidados e de repercussão no passado. "Uma das metas do Plano de Cultura da UFRN foi a publicação desse material, com o intuito de mostrar um pouco da história da arte e da cultura presente na instituição de ensino", explicou a organizadora do livro e diretora do NAC, Teodora Alves.

Já a publicação Plano de cultura da UFRN: percursos, ações e resultados mostra as principais ações desenvolvidas de 2015 até hoje, apresentando nove programas estruturantes, com foco em atividades de acessibilidade cultural, cultura e memória, produção artística, economia da cultura, entre outras temáticas. De autoria de Jefferson Fernandes Alves, Robson Carlos Haderchpek, Lourival Andrade Júnior, Fernando Manuel Rocha da Cruz, Lisabete Coradini, Everardo Araújo Ramos, Isaias da Silva Ribeiro e Teodora Alves, o livro cumpre a missão de fazer um diagnóstico sobre o que foi executado do planejamento. "O Plano de Cultura da UFRN é um documento norteador e executor que foi aprovado em 2015 pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do edital Mais Cultura nas Universidades, e tem validade até início de 2020", conta Teodora Alves.

Confira outras informações sobre o Plano de Cultura da UFRN no site da ação e a versão impressa das publicações que serão lançadas no Repositório Institucional da UFRN.