CE realiza evento sobre Atendimento Educacional Hospitalar 30/10/2019

Por Cledna Bezerra de Agecom

O Centro de Educação realiza o IV Seminário Regional sobre Atendimento Educacional Hospitalar e o V Fórum sobre Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar do RN nos dias 7 e 8 de novembro. As inscrições são destinadas à comunidade acadêmica e estão abertas até esta quinta-feira, 31. São ofertadas 130 vagas.

Abordando o tema Entre narrativas, experiências e saberes: adoecer e aprender na escola e no hospital, o evento tem por objetivo discutir a atuação dos profissionais de educação no ambiente hospitalar e domiciliar, em uma perspectiva multidisciplinar e humanizada, pois faz-se necessária a garantia do direito de acesso à escolaridade às crianças e adolescentes em situação de hospitalização, especificamente no estado do Rio Grande do Norte, além da troca de experiências durante a programação.

Dia 07/11/2019

Manhã

– 8h – Credenciamento

– 9h – Apresentação Cultural

– 9h30 – Mesa de Abertura

– 10h – Roda de conversa

Tema: Experiências formadoras com narrativas, memórias e escritas de si: perspectivas de formação coletiva para classes hospitalares e domiciliares do RN

Mediação: Profª. Jacyene Melo de Oliveira Araújo (UFRN)

Ministrantes: Formadores e cursistas da IV Formação Continuada para Profissionais que Atuam no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar no RN

– 14h – Roda de conversa

Tema: Pesquisa no contexto da classe hospitalar e domiciliar: reflexões no âmbito da graduação e pós-graduação

Ministrantes: Pesquisadores e pesquisadoras que concluíram suas pesquisas neste locus (a definir)

Mediação: Profª. Luzia Guacira dos Santos Silva (UFRN)

Dia 08/11/2019

Manhã

– 8h – Comunicações orais (Participantes que se inscreveram e tiveram trabalhos aprovados)

– 14h – Palestra

Tema: Crianças, escola, hospital e autobiografismo: o desenho infantil e as narrativas de si

Ministrante: Profª. Luciane Germano Goldberg (UFC)

Mediação: Profª. Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira (UERN)

– 15h – Intervenção Artística

Tema: A História na Vida e a Vida das Histórias!

Ministrante: Luciano Evangelista de Pontes (Companhia Meias Palavras)

Mediação: Prof. Joiran Medeiros

– 18h – Encerramento do Seminário: Prof. Jefferson Fernandes Alves