Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
BCZM recebe evento em comemoração aos 60 anos de O Arado 02/12/2019
Programação

Por Hellen Almeida - Agecom

 

As comemorações dos 60 anos do livro O Arado, da escritora Zila Mamede, tem continuidade na sexta-feira, 13 de dezembro, às 9h, no auditório da Biblioteca Central de Zila Mamede (BCZM). A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, pelo Senado Federal e pela UFRN, por meio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e da BCZM.

 

Na programação, consta o lançamento da reedição de O Arado (editora Manimbu), do Jornal O Galo e da obra Opúsculo Humanitário da escritora potiguar Nísia Floresta. Esta obra integra a coleção Escritoras do Brasil, do Conselho Editorial do Senado. Além disso, o poeta Marciano Medeiros apresentará o cordel História de Zila Mamede. Por fim, a cantora Socorro Lira interpretará músicas inspiradas na obra da autora.

 

A obra completa O Arado é composta por dezenove poemas, que tratam temáticas ligadas a lembranças de vida da autora, misturando as experiências vividas no campo e a vivência de moça da cidade. Lançado em 1959, o livro é considerado um marco para a vida e a carreira da poeta, nascida em Nova Palmeira, na Paraíba. O terceiro livro da trajetória poética de Zila Mamede foi publicado pela editora carioca Livraria São José.

 

Zila Mamede foi fundadora do Sistema de Bibliotecas da UFRN, diretora por 21 anos da BCZM e incentivou a criação do Departamento de Biblioteconomia da Instituição.

 

 


Anexo: O Aradao.jpeg

Voltar