Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Livros didáticos são digitalizados e disponibilizados para consulta 28/01/2020

Por Jefferson Tafarel - Agecom

 

O Memorial do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) disponibiliza site para consulta de todos os sumários do PNLD de 1997 até 2018, além de um acervo com obras que compõem cada um dos planos desse período. No site, é possível consultar os livros por autor, disciplina, editora, entre outras categorias, atentando-se nas regras dispostas na seção Pesquisa. É possível receber a resposta da consulta em até três dias.

 

O PNLD faz uma avaliação, verifica se os livros estão de acordo com o edital do programa e, em seguida, as obras aprovadas integram uma lista que vai para as escolas decidirem quais serão utilizadas. No entanto, constam, nos arquivos do memorial, tanto as obras aprovadas pelo programa como as não aprovadas.

 

O memorial é organizado pelo Departamento de História, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN). No momento, os responsáveis pelo trabalho do memorial são bolsistas, sob a coordenação da professora Margarida Dias de Oliveira.

 

Atualmente todo o trabalho é desenvolvido no setor de aulas II da universidade, dispondo de cerca de 11 mil livros, os quais passam por processo de limpeza, além da digitalização.


Voltar