Repositório Institucional da UFRN disponibiliza livros da Editora 14/02/2020
Página do RI

Por Hellen Almeida - Agecom

Democratizar o acesso, preservar e divulgar toda a produção editorial da Editora Universitária da UFRN (EDUFRN), tanto nacional quanto internacionalmente, também faz parte da missão do Repositório Institucional (RI) da UFRN. Quem acessa essa plataforma, implementada em 2010, por meio da resolução 59/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que instituiu a Política Institucional de Informação Técnico-Científica da UFRN, vai encontrar vários livros digitais editados na EDUFRN. Em 2019, a Editora disponibilizou 55 novos títulos em formato digital no RI da UFRN, o que possibilitou a contabilização de 9.754 downloads desse material.

Desse total, conforme informou o diretor-adjunto da EDUFRN, Helton Rubiano, o material contemplou seis das nove áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Tivemos, em 2019, um total de 14 títulos disponibilizados referente à área de Ciências Humanas, seguida por sete obras pertencentes à área de Linguística, Literatura e Artes”, informou. A Editora insere obras no RI desde 2011.

Para Helton, disponibilizar os livros no RI possibilita que as obras tenham mais visibilidade e acesso mais fácil. "Conseguimos chegar a lugares que antes não era possível, permitindo que mais pessoas tenham acesso às obras editadas e publicadas na UFRN", explica. Além disso, ao trabalhar com livros digitais, a Editora tem uma redução de custos ao eliminar o processo de livros físicos.

A chefe do setor de Repositórios Digitais da UFRN, Clediane Guedes, destaca que o material inserido no RI tem alcance nacional, através do OASIS, o portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto, e internacional, por meio de outros repositórios, como o RCAAP, o repositório de Portugal, e o La Referencia, que é repositório de acesso aberto da América Latina.

"Como existe essa integração, o repositório permite acompanhar, por meio das estatísticas, o acesso da obra, ou seja, onde ela foi consultada, em qual lugar. É possível saber quantas vezes uma obra foi consultada por mês e em qual cidade, de qualquer parte do mundo. Os autores gostam de acompanhar e saber onde a obra foi consultada e/ou o download foi realizado", revela Clediane.

De forma a ampliar a recepção de novas propostas de publicações, a EDUFRN lançou, em 2019, quatro editais destinados ao apoio de publicações de livros digitais que se enquadrem nas linhas editoriais: Publicação Institucional, Recursos Didático-Pedagógicos, Artístico-Cultural e Obras Clássicas. O público-alvo desses editais varia entre docentes e técnicos-administrativos, ativos ou aposentados, bem como entidades culturais do estado, que podem submeter propostas em fluxo contínuo. Com isso, a Editora prevê a aprovação de até 25 propostas a cada 12 meses de vigência dos editais.

"Em todas as propostas aprovadas, a forma de divulgação é por meio de livros digitais no formato pdf. Estamos estudando a possibilidade de oferecer o material também no formato Mobi", explicou Helton Rubiano. Essas publicações atendem à política de livre acesso da Universidade e respeitam o Direito Autoral, pois os livros só são disponibilizados com a autorização dos autores.

Sobre o RI

O Repositório Institucional reúne a produção intelectual da comunidade universitária (docentes, técnicos e alunos de pós-graduação) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua missão é armazenar, preservar e disponibilizar, na Internet, textos completos de acesso livre. Para tanto, foi criada a Resolução n° 059/2010-CONSEPE, de 13 de abril de 2010, que estabelece normas sobre a Política Institucional de Informação Técnico-Científica na UFRN, no que se refere ao Repositório Institucional.