Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Tutorial ensina a acessar livros e artigos científicos pelo proxy da UFRN 30/04/2020

Hellen Almeida - Agecom

 

A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e a Superintendência de Informática (Sinfo) disponibilizaram um tutorial para mostrar como acessar artigos científicos e livros eletrônicos de base de dados específicas durante a pandemia da Covid-19 pelo proxy da UFRN. A liberação de acesso a esses materiais necessita de conexão com a rede institucional da UFRN por serem periódicos em que a UFRN tem contrato. O proxy permitirá consultar o acervo desses documentos da casa dos usuários, ou seja, de uma rede externa à instituição. Veja o tutorial.

 

Para ter acesso ao proxy é necessário ter conta nos sistemas acadêmicos da UFRN. Será preciso configurar a rede de conexão nos computadores pessoais. Após seguir todo o passo a passo do tutorial, os usuários poderão baixar os textos completos. Já o material disponível no Repositório Institucional da UFRN continuam com acesso livre, sem necessidade de utilizar o proxy.

 

A diretora da BCZM, Magnólia de Carvalho Andrade informou que a iniciativa vem atender a demanda de alguns usuários que pediram para terem acesso a esses documentos. Ela destaca que a liberação do proxy também permite acesso remoto às normas da ABNT que a BCZM tem assinatura para consulta. Magnólia complementa informando que no portal da Biblioteca existem diversos tutoriais que auxiliam os usuários a ter acesso a algumas plataformas, como a da Capes e Normas da ABNT.

 

Vale destacar que durante o uso do navegador pelo proxy alguns sites de vídeos, notícias e redes sociais estarão bloqueados. Para voltar a ter acesso, basta seguir o tutorial e modificar a conexão novamente. O acesso às demais bases do portal Capes pode ser feito remotamente via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), com login e senha do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

 

Proxy, que em português quer dizer procurador ou representante, trata-se, em redes de computadores, de um servidor que atua como intermediário para atender requisições de clientes ao solicitarem recursos de outros servidores.


Voltar