Repositório Institucional da UFRN cria coleção sobre covid-19 30/06/2020

Hellen Almeida - Agecom

O Repositório Institucional (RI) da UFRN criou uma coleção específica para armazenar, disponibilizar e preservar documentos produzidos sobre a covid-19 pela comunidade acadêmica da Instituição. Os interessados em inserir nessa coleção artigos publicados em periódicos, livros eletrônicos, podcasts e vídeos (lives), relacionados à pandemia do novo coronavírus, podem fazer o autoarquivamento no RI UFRN. Os materiais já inseridos sobre o tema podem ser consultados neste link.

Para realizar este autoarquivamento, o autor deve acessar o Repositório Institucional da UFRN, em seguida fazer o login no sistema, com utilização das credenciais do Sigaa (login e senha). Após essa etapa, receberá por e-mail as boas-vindas ao sistema com a permissão para realizar o arquivamento.

A diretora da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), Magnólia de Carvalho Andrade, explica que o material inserido fica disponível para consulta na Coleção Covid-19 UFRN do RI. A coleção já conta com sete documentos inseridos, sendo dois áudios, um deles é o de Recomendações úteis aos trabalhadores em tempos de Covid-19 e o outro O trabalhador em tempos de Covid, ambos provenientes da Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa), e mais cinco livros eletrônicos, do acervo da Editora Universitária da UFRN, disponíveis neste link e na coleção da EDUFRN no RI UFRN.

O Repositório Institucional da UFRN começou a ser implementado em 2010, por meio da resolução 59/2010 do Conselho, Pesquisa e Extensão (Consepe), que instituiu a Política Institucional de Informação Técnico-Científica da UFRN. A plataforma reúne a produção intelectual da comunidade universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua missão é armazenar, preservar e disponibilizar textos completos de acesso livre.

O RI UFRN é gerido por uma Comissão Gestora designada pelo reitor, compostas por representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), do Sistema de Bibliotecas (Sisbi), Superintendência de Comunicação (Comunica), Superintendência de Informática (Sinfo) e Departamento de Ciência da Informação (DCI). O desenvolvimento do site do repositório é realizado com apoio da Coordenadoria de Apoio Tecnológico e do Setor de Repositórios Digitais, ambos da Biblioteca Central Zila Mamede.