Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Museu do Seridó realiza exposição virtual Devoções do Seridó 23/07/2020

Hellen Almeida - Agecom

 

O Museu do Seridó (MDS), que faz parte da Rede Universitária de Museus da UFRN (RUMUS), vai realizar uma exposição virtual durante a festa de Sant’Ana de Caicó. A Expovirtual Devoções do Seridó será inaugurada durante o Fórum da Festa de Sant’Ana, no  dia 28 de julho. O link da exposição será disponibilizado nas redes sociais do MDS (Instagram e Facebook) durante o evento, gratuito e online. 

 

A realização da webexposição foi a maneira encontrada pela direção do Museu do Seridó em se fazer presente nas ações referentes aos festejos de Sant’Ana, a padroeira da região seridoense, que é considerada patrimônio cultural pelo IPHAN. A exposição busca uma fortalecer os vínculos entre a sociedade e os espaços de memória, via UFRN, que está presente na cidade através do MDS. 

 

O Museu do Seridó se propôs montar a exposição Devoções do Seridó a partir do conjunto constituído por cinco peças de seu acervo de Arte Sacra, sendo duas imagens de Santana (Santana Mestra e Santana Guia), duas imagens de Nossa Senhora (Nossa Senhora do Rosário e Imaculada Conceição) e uma imagem do Menino Jesus. 

 

“Estamos muito contentes e entusiasmados com a possibilidade de, após muitos anos sem exposição do Museu, organizarmos esta ação dentro dos festejos mais importantes do estado. Esta é a primeira exposição virtual da história do Museu do Seridó e buscaremos realizar outras. Planejamos que Devoções do Seridó seja uma mostra dinâmica, que possa ir se atualizando e ganhando outras dimensões durante o ano de 2020”, destaca a diretora do MDS, Vanessa Spinosa. 

 

O fio condutor da montagem foi a ideia de que, assim como em muitas famílias seridoenses, o culto ao catolicismo já se encontrava presente dentro da família divinal formada por Santana, Joaquim, Maria e Jesus, trazendo uma relação geracional, tal como a própria celebração evoca. “Devoções do Seridó é uma proposta para que se estreitem os laços entre a sociedade seridoense, sua cultura e história, e o Museu, tornando visível para todos a importância do espaço museal como um lugar de memória, porém vivo, pulsante, acessível”, ressalta a curadora geral da exposição, Maria da Conceição Guilherme.

 

Vanessa Spinosa destaca o empenho da equipe organizadora da exposição, que é constituída por profissionais do Ceres Caicó, Currais Novos, Departamento de História (CCHLA) e Museu Câmara Cascudo, e “têm contribuído muito para que, em conjunto com a equipe técnica do Museu do Seridó, tenhamos uma narrativa expográfica que conecte a comunidade e suas crenças ao Museu, e isso está sendo fundamental neste momento”. 

 

O Fórum de Sant’Ana é promovido pela Referência Comunicação, em parceria com a Paróquia de Sant’Ana, Sebrae-RN, Diocese de Caicó e o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), por meio do Mestrado em História dos Sertões, do Museu do Seridó, do Departamento de História, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e do Departamento de Letras. 

 

Outras informações sobre a exposição podem ser encontradas na rede social do Museu (Instagram) ou pelo e-mail museudoserido.ufrn@gmail.com.


Voltar