Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Vídeo orienta sobre prevenção da covid-19 em situações de convívio social 21/12/2020

Marcone Maffezzolli - Ascom CCS

Fim de ano chegando, confraternizações e festas para participar, e uma pergunta surge: como se manter protegido do novo coronavírus em ambientes onde muitas pessoas estão reunidas? Para ajudar nessa resposta, foi divulgado hoje o vídeo Cuidados com o Convívio Social Durante a Pandemia de Covid-19.

O material foi produzido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Fisioterapia (DFST) e do Laboratório de Avaliação e Intervenção Respiratória (Laire), que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. A iniciativa visa a apresentar orientações sobre medidas que podem diminuir os riscos de contrair a covid-19 durante situações de convívio social.

De acordo com a coordenadora do Laire, professora Karla Morganna (DFST/UFRN), o vídeo alerta a população para a necessidade de manutenção dos cuidados de prevenção contra a covid-19. Ela explica que, durante este período do ano, é comum um maior convívio social e interação entre as pessoas, o que aumenta o risco de contrair o novo coronavírus. Embora haja a recomendação sanitária para evitar aglomerações e festas, o que se tem verificado é a tendência para encontros que reúnem várias pessoas e, quase sempre, em ambientes fechados. "Neste momento, a forma mais segura de evitar o contágio é evitar o convívio social com outras pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar. No entanto, diante da grande mobilização das pessoas para se confraternizar, é preciso orientá-las sobre como é possível reduzir o risco de contrair a covid-19 durante esses encontros", disse.

Cuidados com o Convívio Social Durante a Pandemia de Covid-19 tem cerca de três minutos, faz uso de uma linguagem simples e usa recursos de animação e de filmagem. O áudio é acompanhado de legendas e de tradução para língua de sinais (Libras). A produção orienta, entre outros aspectos, sobre o uso de máscaras, sobre a higienização das mãos e de utensílios e sobre a organização de mesas.


Voltar