Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
UFRN realiza campanha alusiva ao Janeiro Branco 13/01/2021
Janeiro Branco
(Foto: Portal da UFRN)

Hellen Almeida - Agecom

 

Com o tema Quem cuida da mente cuida da vida, a UFRN realiza neste mês de janeiro a campanha alusiva ao Janeiro Branco, voltada para promover a saúde mental e emocional. A finalidade é que sejam realizadas atividades durante o mês de janeiro que ajudem a promover a saúde mental para a comunidade interna e externa. O Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) da UFRN, em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), e com o Instituto do Envelhecer (IEN), elaborou um calendário com lives e vídeos que serão divulgados no Instagram do projeto. 

 

A primeira ação acontece na próxima sexta-feira, 15, com a publicação do vídeo explicativo da campanha. Na semana seguinte estão programadas lives na quarta-feira, 20, sobre Mulheres e situações de violência sexual, acesso à abortamento previsto em lei, e no dia 21, com a temática Saúde Mental do trabalhador. Isso importa? Os horários das lives e as demais ações serão divulgadas no Instagram (Janeiro Branco na UFRN).

 

Segundo a coordenadora da ação de extensão na UFRN, Anuska Alencar, que é psicóloga do Sepa, o mês de Janeiro foi escolhido porque é comum as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos para o ano novo. "Nossa proposta é sensibilizar as pessoas para que possam cuidar da sua saúde mental, reconhecendo a necessidade de cuidar de si das mais variadas formas, além de pensar o significado de saúde mental em diversos contextos", explica Anuska.

 

Os lives irão abranger temas de redução de danos, manejo das emoções, saúde mental no trabalho e a mulher e a saúde mental. Os vídeos trarão comentários sobre a campanha, oficina de arte e hábitos de estudo.

 

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 e atualmente é realizada por vários países do mundo. A cor branca foi escolhida pelo fato de ser – no espectro de cores – a junção de todas elas, remetendo à ideia de que para o indivíduo ter saúde mental, precisa estar em harmonia em todas as áreas da vida. "Quando falamos em pigmentação, a cor branca é considerada a ausência de cores e, sendo assim, ela passa a ser a cor sobre a qual podemos ‘jogar’ outras cores e colorir à nossa maneira, facilitando a associação que é possível ‘pintar’ a vida de forma diferente", ressalta Anuska. 

 

Estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um grande crescimento das problemáticas relativas à saúde mental/saúde emocional dos indivíduos e de toda a sociedade. Sabe-se que um mês não é o suficiente para sanar os problemas de saúde mental da humanidade, mas, assim como em outras campanhas, foi eleito um mês para destacar a necessidade desse cuidado, dando continuidade com outras ações no decorrer do ano. 

 

Os participantes da ação de extensão poderão acessar o perfil do projeto como ouvintes e/ou poderão fazer inscrições via Sigaa/Eventos/extensão/janeiro Branco na UFRN 2021. O evento deve abrir inscrição até a próxima quarta-feira, 13. As inscrições realizadas darão direito a certificado de participação. 

 

Para receber o certificado, os participantes que enviarem um pequeno texto, de, no máximo, uma lauda, comentando sobre o evento. O envio deverá ser realizado no até dia 31 de janeiro e o formato será divulgado após inscrição. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: janeirobranconaufrn@gmail.com.


Fonte: Portal da UFRN


Voltar