Vídeo incentiva vacinação contra Covid-19 28/01/2021

Marina Gadelha - Agecom

A população é incentivada a se vacinar contra a Covid-19 no vídeo lançado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que reúne representantes da comunidade universitária para ressaltar a importância da imunização no combate ao novo coronavírus. Com a mensagem Vacinação: precisamos do seu ombro amigo, a produção da Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN) destaca o ato de respeito e cuidado consigo e os outros.

"Quanto mais pessoas vacinadas, menor a possibilidade de transmissão", afirma a médica e diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), Selma Jerônimo. A campanha também conta com a participação do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e de professores como o infectologista Kleber Luz, o qual deixa o recado de que "quando você se vacina, você não se protege sozinho. Você protege também aqueles que estão ao seu redor".

Ainda participam da iniciativa os estudantes Fábio Constantino e Suzie Chagas, além dos professores Janeusa Souto, Genibaldo Barros, Sônia Barreto, Kênio Lima, Selma Bruno, Carlos Alberto Araújo, Claudia Rubim, Ney Marques Fonseca, Josélio Araújo e Sidarta Ribeiro.

A comunidade em geral é convidada a compartilhar o vídeo com a hashtag #ombroamigo, como forma de disseminar a mensagem a todos os cidadãos. O conteúdo está disponível nos perfis oficiais da UFRN no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube

Ações de enfrentamento à covid-19

A UFRN vem desenvolvendo diversas ações no enfrentamento à pandemia da covid-19, como a doação de álcool 70% e de equipamentos de proteção individual (EPIs); realização de testes da covid-19 e de teleatendimento para esclarecer dúvidas sobre a doença; assistência a pacientes com covid-19 nos hospitais universitários; produção de materiais informativos sobre o tema, como cursos, cartilhas, notas técnicas, vídeos, aplicativos ou guias; pesquisas científicas relacionadas ao novo coronavírus sobre medicamentos, modelos de disseminação, monitoramento dos casos, impacto na economia, desafios pedagógicos, entre outros temas; além de diversas parcerias para apoiar órgãos públicos e privados.