Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
BCZM produz revista digital com trabalhos acadêmicos 19/04/2021
BiblioCanto
(Foto: Portal da UFRN)

Ana Lourdes Bal - Agecom/UFRN

 

Com o advento da internet, tudo tornou-se mais simples, rápido e as distâncias acabaram se encurtando bastante. Processos físicos se transformaram em digitais ao longo do tempo, para facilitar o acesso de produtos ou serviços. Um produto que passou por algo assim foi a revista BiblioCanto, produzida pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM),  que começou no formato físico e atualmente é digital.

 

A BiblioCanto é um espaço para a divulgação de trabalhos originais e inéditos de pesquisas científicas, artigos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência, resenhas e resumo expandido, nas áreas da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e áreas correlatas. A periodicidade de publicação é anual.

 

Tércia Marques, editora adjunta da publicação, conta que a BiblioCanto surgiu em 1994, durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, e tinha formato de jornal. Em 2008, a revista passou por um processo de mudanças e, finalmente, aderiu à era digital para agilizar os processos de editoração. Em 2015, finalmente, foi o momento da revista virar eletrônica.

 

"Com uma Equipe Editorial composta por bibliotecários, historiadores, com titulação de mestres e mestrandos, doutores e doutorandos, arquiteto e dois bolsistas (um voluntário e um resultado de projeto de extensão), reafirmou-se  seu objetivo precípuo de servir como espaço aberto e de qualidade para a disseminação da produção científica produzida no país", afirmou ela.

 

A edição de 2021 da revista está atualmente na fase final do fluxo editorial e provavelmente terá os primeiros artigos publicados ainda nesta semana, segundo a editora-adjunta. Para conferir as edições anteriores, acesse: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto.


Fonte: Portal da UFRN


Voltar