Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Biblioteca Digital de Monografias disponibiliza versão digital de TCCs 10/05/2021
Portal da BDM
(Foto: Portal da UFRN)

Ana Lourdes Bal - com supervisão de jornalistas de Agecom/UFRN

 

Institucionalizada em 2015, a Biblioteca Digital de Monografias (BDM) organiza, armazena e preserva as monografias e produtos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizados na UFRN. Atualmente, o repositório conta com 10.194 trabalhos, disponibilizados de forma aberta para qualquer pessoa. Segundo as métricas do Google Analytics, durante o mês de abril deste ano, a base teve 151.570 usuários acessando o sistema.

 

De acordo com a bibliotecária do Setor de Repositórios Digitais da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), Clediane Guedes, o surgimento e crescimento desse tipo de repositório faz parte de práticas do movimento internacional para o acesso aberto à produção acadêmica e técnico-científica.

 

A bibliotecária destaca que a base atende ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no que se refere ao instrumento de avaliação de cursos da graduação com a disponibilização dos TCC de forma digital. Essa também é uma forma de facilitar o acesso e dar maior visibilidade aos trabalhos.

 

As monografias ou produtos devem ser depositados pelos próprios alunos, no site da BDM. A validação do depósito do TCC é realizada pelo professor orientador do TCC. Para mais informações, acesse https://monografias.ufrn.br/.


Fonte: Portal da UFRN


Voltar