Sistema de bibliotecas da UFRN
Serviços

Os serviços oferecidos pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) estão ligados diretamente à promoção, à disseminação, uso das informações e orientação aos usuários e são direcionados, exclusivamente, à comunidade acadêmica da UFRN.

 

Tipos de Serviços:

 

Agendamento de Orientação à Normalização: é realizado exclusivamente por um bibliotecário que direciona o usuário quanto à aplicação das normas técnicas adotadas para a padronização de trabalhos acadêmicos, sempre em conformidade com as normas brasileiras e internacionais vigentes, regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e International Organization for Standardization (ISO), respectivamente. É agendado via SIGAA, de acordo com a ordem de chegada das solicitações e nos prazos estabelecidos pela Biblioteca;


Agendamento de Orientação à Pesquisa: o usuário agenda horário, de maneira individual ou coletiva, para orientações quanto ao acesso e uso dos recursos informacionais disponíveis para pesquisa. É agendado, via SIGAA, mediante a solicitação de um grupo mínimo de 05 (cinco) pessoas da comunidade universitária, por meio de agendamento prévio de no mínimo 05 (cinco) dias;


Agendamento de Treinamento no Portal de Periódicos CAPES: oferece orientação quanto ao utilização das ferramentas e Bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. É agendado, via SIGAA, mediante a solicitação de um grupo mínimo de 05 (cinco) pessoas da comunidade universitária, com no mínimo 05 (cinco) dias de antecedência;


Agendamento de Visita Programada: é um serviço oferecido à comunidade, por meio de uma exposição virtual e/ou presencial, apresentando aos usuários uma visão global da estrutura organizacional da Biblioteca, divulgando seus produtos e serviços de informação. Deve ser agendada, com antecedência mínima de 24h, por telefone (3215-3843) ou via SIGAA;


Cadastro para utilização dos serviços no SISBI/UFRN: acontece mediante a subscrição eletrônica do usuário no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no Menu Discente ou Módulo do Servidor – Biblioteca - Cadastrar para Utilizar os Serviços da Biblioteca, devendo o interessado criar uma senha numérica com no mínimo 6 (seis) e no máximo 8 (oito) dígitos;


Catalogação na Fonte: é um serviço destinado exclusivamente à comunidade universitária e proporciona o tratamento descritivo e temático da produção técnico-científica e intelectual da UFRN, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-americano (AACR2), Classificação Decimal Universal (CDU), Classificação Black e Vocabulários Controlados. A Catalogação das produções acadêmicas (solicitadas via SIGAA) é realizada pelo Setor de Informação e Referência e as dos livros publicados pela UFRN pelo Setor de Catalogação e Classificação da BCZM. O seu atendimento dar-se-á no prazo mínimo de 48h úteis, dependendo da demanda e conforme ordem de chegada das solicitações;


Cobrança: os usuários em débito receberão aviso de cobrança, por e-mail, um dia após o vencimento do prazo de devolução do material e, ainda semanalmente, até ser efetivada a devolução;


Computadores para acesso à Internet e ao Portal Periódicos da CAPES: é oferecido, prioritariamente, à comunidade universitária, devendo os computadores serem utilizados, exclusivamente, para fins acadêmicos. O usuário tem o direito diariamente, de acessar a Internet por, no máximo trinta minutos e o Portal de Periódicos da CAPES por duas horas;


Comutação Bibliográfica: possibilita o fornecimento de cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos, capítulos de livros, teses, dissertações e anais de congressos existentes em outras bibliotecas de todo o país ou do exterior. O usuário poderá solicitar esse serviço por intermédio da BCZM, através do Programa de Comutação Bibliográfica do IBICT ou pelo Sistema BIREME;


Consulta Local: a BCZM destina um exemplar de cada título para a consulta somente dentro da Biblioteca, são os materiais que ficam no status Especial e são identificados com uma tarja amarela na parte superior do dorso;


Devolução: essa ação poderá ser efetivada pelo próprio usuário ou por terceiros, até 15 minutos antes do horário de encerramento do expediente da Biblioteca;


Doação agendada: a BCZM está disponível para o recebimento de doações de material informacional e reconhece a importância destes materiais para o desenvolvimento do seu acervo; assim diponibiliza em seu site, no link Doações Agendadas, o agendamento para a entrega do mateial informacional doado;


Empréstimo de Tecnologias Assistivas: O empréstimo domiciliar de tecnologias assistivas (lupas comuns e eletrônicas, bengalas, gravadores, entre outros) é oferecido pelo Laboratório de Acessibilidade da BCZM para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa, extensão aos estudantes com deficiência;


Empréstimo Domiciliar: serviço destinado, exclusivamente, aos usuários da comunidade universitária e serve de suporte às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas da comunidade universitária;


Empréstimo entre Bibliotecas: permite à comunidade acadêmica a solicitação de livros dos acervos circulantes pertencentes às unidades do SISBI que funcionam em outro município e é efetivado por meio do Módulo Biblioteca do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);


Empréstimo Especial: as obras com status especial poderão sair na sexta-feira ou aos sábados, duas horas antes do encerramento do Balcão de Atendimento, devendo ser devolvidas, impreterivelmente, na segunda-feira até às 12h;


Empréstimo para Fotocópia: é facultado, diariamente, apenas para os usuários com vínculo institucional com a UFRN, pelo prazo de até 3 horas, desde que estejam com situação regular nas bibliotecas;


Orientação aos usuários com necessidades educacionais especiais: serviço destinado aos alunos da UFRN que possuem alguma deficiência e necessitam de orientação no uso adequado das fontes de informação e recursos tecnológicos, é oferecido pelo Laboratório de Acessibilidade da BCZM;


Orientação às Solicitações de ISBN, ISSN e Direitos Autorais: o usuário pode procurar a BCZM e se informar como proceder na solicitação desses serviços, que são respectivamente oferecidos pela Agência Brasileira do ISBN da Fundação Biblioteca Nacional (FBN); Centro Brasileiro do ISSN do IBICT e Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional. Os sites disponibilizam todas as informações e formulários para a solicitação dos serviços, bem como as formas de pagamento, no entanto, a BCZM está disponível para fazer a orientação de como proceder nos processos;


Quitação: é retirada via SIGAA, em: Biblioteca - Verificar minha Situação / Emitir Documento de Quitação. Após a emissão desse documento, o usuário fica impossibilitado de fazer solicitação de qualquer serviço via SIGAA;


Renovação: permite que as obras retiradas por empréstimo domiciliar sejam renovadas uma única vez, pelo mesmo prazo. Essa renovação pode ser de maneira presencial, até 15 minutos antes do encerramento do horário da BCZM, pela Internet ou pela Biblioteca Mobile, até às 23h 59min. do dia estipulado para devolução do material;


Reserva de Espaços (Auditório, Miniauditório e Videoteca): deve acontecer mediante agendamento prévio; é realizado no Site da Biblioteca e seu controle ficará sob a responsabilidade da Secretaria da BCZM. Para a reserva dos espaços, pela comunidade externa, será cobrada uma taxa, por turno, com valores estabelecidos através da Resolução 016/2009-CONSAD. A carga horária dos eventos deverá ser condizente com o horário de funcionamento da biblioteca, respeitando-se o início e término do expediente;


Serviço de Alerta de Novas Aquisições: serviço personalizado que informa e atualiza o usuário da comunidade acadêmica da UFRN quando um novo documento de seu interesse fica disponível nas unidades do Sistema de Bibliotecas (SISBI). O usuário recebe através seu email avisos personalizados, sempre de acordo com a área de interesse ou/e ator previamente cadastrados pelo usuário;


Serviços de Informação Digital: tem o propósito de reunir, armazenar, preservar e divulgar a produção técnico-científica e intelectual da Universidade, através da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRN, do Repositório Institucional da UFRN, Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, Repositório de informação Acessível da UFRN e Biblioteca Digital de Monografias da UFRN;


Solicitação de tratamento da informação em formato acessível: essa solicitação deve ser efetuada junto ao Laboratório de Acessibilidade da BCZM pelos usuários com necessidades educacionais especiais cadastrados na CAENE;

 

Visitas técnicas ao Laboratório de Acessibilidade: destinado à comunidade em geral e deve acontecer através de agendamento prévio junto ao Laboratório de Acessibilidade da BCZM, com no mínimo 48 horas de antecedência.