Livro explora questões sobre território e musicalidade

Portal da UFRN

Tiago Eneas de Agecom/UFRN

Como podemos refletir acerca das relações entre lugares e música? De que maneiras, inseridos em tradições compartilhadas, criamos identidade a partir do ser individual e da experiência da alteridade? Questões como essas são debatidas no livro Geografias Sonoras, do professor Alessandro Dozena, do Departamento de Geografia (DGE/UFRN), que será lançado em maio na UFRN.

A obra busca expor a importância da abordagem de temas interdisciplinares, como território e musicalidade, tanto no ambiente acadêmico quanto fora dele. Nesse contexto, a música é considerada um fato espacial, dotada de significados corporais, sensoriais, políticos, identitários, espirituais, e está em relação contínua com a territorialidade.

A partir dessa proposta conceitual, foram escolhidas seis aproximações: Os sons como linguagens espaciais; o papel da corporeidade na mediação entre a música e o território; o ser(tão) musical nordestino; expressões identitárias nas comunidades do tambor; e a difusão mundial da musicalidade brasileira e o samba como discurso e prática de contrafinalidade. Para o professor, essas abordagens potencializam a abertura e a expansão de horizontes teóricos, metodológicos, conceituais e disciplinares, além de buscar ações criativas e originais.

Alessandro Dozena também menciona que a musicalidade possui influência significativa no modo como espaços geográficos são percebidos, de maneira que os fenômenos musicais contribuem diretamente para a construção identitária desses territórios. “A valorização e compreensão da herança cultural brasileira, das identidades construídas diasporicamente, potencializa a relevância não somente do pesquisar sobre, mas do pesquisar com as comunidades”, declara.

Lançamento

O livro  Geografias Sonoras será lançado no dia 2 de maio, quinta-feira, às 15h, na livraria Cooperativa Cultural, localizada no Centro de Convivência do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O livro também pode ser adquirido on-line por meio do site da Mórula Editorial.