Reitoria conversa com estudantes sobre a greve dos servidores

Portal da UFRN

Williane Silva de Ascom-Reitoria

Para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da instituição durante a greve anunciada pela representação sindical dos servidores docentes e técnico-administrativos, o  reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu estudantes da instituição, nesta segunda-feira, 22 de abril, na Reitoria. Os principais assuntos discutidos foram o calendário universitário e o funcionamento do transporte circular.

Os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE) relataram as principais dúvidas dos alunos sobre o funcionamento dos setores, a oferta do transporte circular, o registro de frequência nos componentes curriculares, bem como sobre a possibilidade de suspensão do calendário universitário.

O reitor Daniel Diniz explicou que as possíveis alterações no calendário universitário serão discutidas após a finalização da greve. Nesse sentido, a instituição não pode suspender as atividades, em respeito ao direito constitucional de greve dos trabalhadores, bem como à decisão de cada técnico e docente pela não adesão à paralisação.

Diante desse contexto, a instituição criou comissões de mediação junto às representações das categorias, para dar encaminhamentos durante a paralisação. “A greve é um movimento legítimo que devemos respeitar, buscando mecanismos para reduzir prejuízos aos nossos estudantes”, afirmou o reitor.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), Mirian Dantas dos Santos, pontuou que a suspensão do calendário acarretaria na paralisação total da instituição, podendo ter impactos no funcionamento de laboratórios, do Restaurante Universitário e dos hospitais universitários, por exemplo; além da possibilidade de implicar em questões relativas ao pagamento de salários e de bolsas ou nos contratos de terceirização, que são justificados pela necessidade do serviço.

Sobre o circular, a Reitoria entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), responsável pelo transporte, para reforçar que o calendário não foi suspenso, logo o serviço precisa ser continuado.

Diante de outras dúvidas dos estudantes, o encaminhamento conjunto da reunião foi pela formação de uma comissão composta pelo DCE e pelas Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (Progesp), Assuntos Estudantis (Proae) e de Graduação (Prograd), para auxiliar os alunos com as demandas durante a paralisação dos servidores.

Estiveram presentes na reunião os representantes do DCE, Wilen Ivinen, Bia Cavalcante, Maria Clara e Mariana Salvino; Gustavo Alexandrino da UNE; Guthyerry Ângelo da UEE; além dos pró-reitores de Gestão de Pessoas (Progesp), Mirian Dantas dos Santos, e de Assuntos Estudantis (Proae), Edmilson Lopes Junior.