Sistema de bibliotecas da UFRN
Acervo

 

O acervo do Sistema de Bibliotecas (SISBI) da UFRN é constituído de materiais, tanto no formato impresso, quanto no eletrônico, e podem ser consultados no Catálogo On-line do Módulo Biblioteca do SIGAA.

A organização dos seus acervos é realizada por assunto, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU), exceto a Biblioteca Setorial de Odontologia que segue a Classificação Black.

O acervo do SISBI é constituído pelas seguintes coleções:

Coleção Circulante: constituída de livros técnico-científicos, abrangendo todas as áreas do conhecimento;

Coleção de Referência: é composta de publicações com informações específicas e factuais, de consulta rápida, que responde a uma necessidade particular. São consideradas obras de referência: enciclopédias, atlas, diretórios, bibliografias, catálogos, guias, manuais, índices, dentre outros;

Coleções Especiais: formada por diversas coleções, constituídas por documentos impressos e eletrônicos, entre outros. O SISBI considerada como Especial: Coleção de Autores norte-riograndenses, Coleção de Braille, Coleção Zila Mamede, Coleção de Teses e Dissertações, Coleção de Eventos, Coleção de Folhetos, Coleção de Hemerotecas, Coleção de Literatura de Cordel, Coleção de Monografias, Coleção de Multimeios (microfichas, microfilmes, vídeos, discos, fotografias, slides, CD’s, mapoteca), Coleção de Obras Raras e Coleção de Periódicos nacionais e internacionais (jornais e revistas) e Coleção das publicações da UFRN.

O acervo de livros eletrônicos pode ser acessado por alunos, professores e demais servidores no âmbito da UFRN, bem como fora da rede, desde que os usuários possuam cadastro em algum dos sistemas da Universidade (SIGAA, SIPAC ou SIGPRH). Para tanto, faz‐se necessário que se configure o navegador, para que seja autorizado o acesso às publicações. Uma vez realizada a configuração, sempre que abrir o navegador este irá solicitar o USUÁRIO e SENHA de um dos Sistemas supracitados.