Sistema de bibliotecas da UFRN
Serviços

Os serviços oferecidos pelas unidades que compõem o SISBI/UFRN estão ligados diretamente à promoção, à disseminação, uso das informações, e ainda a orientação aos usuários e são direcionados exclusivamente à comunidade acadêmica da UFRN.

A orientação aos usuários com necessidades educacionais especiais, no uso adequado das fontes de informação e recursos tecnológicos, está vinculada ao Laboratório de Acessibilidade da BCZM.

O SISBI oferece diversos tipos de serviços, dos quais se destacam: Cadastro, Empréstimo Domiciliar (Regular, Especial e para Fotocópia), Renovação, Quitação, Comutação bibliográfica, Orientação bibliográfica e Auxílio ao usuário, Levantamento bibliográfico, Orientação à normalização de documentos, orientação à solicitação do ISBN, orientação à solicitação de ISSN, orientação à solicitação de Direitos Autorais, Catalogação na fonte e orientação nos Repositórios Digitais.

Os serviços de referência são os que necessitam diretamente da orientação e/ou intermédio das Bibliotecas e se caracterizam da seguinte forma:

•    Acesso à Internet e ao Portal Periódicos CAPES: oferecido, prioritariamente, à comunidade universitária, devendo os computadores serem utilizados, exclusivamente, para fins acadêmicos. (Na BCZM, os computadores destinados ao Portal de Periódicos CAPES ficam disponíveis no Setor de Coleções Especiais).

•    Capacitação de Usuários em Fontes de Informação Científicas Eletrônicas e Digitais: consiste em formar, na comunidade universitária, competências e desenvolver as habilidades necessárias para o uso das fontes de informação disponíveis nos formatos impresso e digital.

•    Catalogação na Fonte: proporciona a comunidade universitária o tratamento descritivo e temático para a sua produção técnico-científica e intelectual, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-americano (AACR2), Classificação Decimal Universal (CDU), Classificação Black e Vocabulários Controlados; poderá ser solicitado através do preenchimento de formulário disponível no SIGAA.

•    Comutação bibliográfica: possibilita o fornecimento de cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos, capítulos de livros, teses, dissertações e anais de congressos existentes em outras bibliotecas de todo o país ou do exterior. Para efetivar esse serviço são cobradas taxas estabelecidas pelo IBICT ou Bireme, devendo a aquisição dos bônus somente ser efetuada após recebimento do orçamento fornecido pela biblioteca.

•   Empréstimo entre Bibliotecas: permite que a comunidade acadêmica utilize de livros dos acervos circulantes pertencentes às unidades integrantes do SISBI da UFRN que funcionam em diferentes cidades, como também de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), de caráter público, que atendam de forma recíproca a esse tipo de serviço.

•    Levantamento bibliográfico: consiste no arrolamento de fontes de informação nos diversos formatos e suportes, disponíveis no acervo das bibliotecas do SISBI e em bibliotecas nacionais e estrangeiras, tendo por objetivo auxiliar os usuários em suas pesquisas.

•    Orientação a Normalização: orienta o usuário quanto à aplicação das normas técnicas adotadas para a padronização de trabalhos acadêmicos ou obras a serem publicadas pela EDUFRN.

•    Orientação Bibliográfica e Auxílio ao Usuário: possibilita orientação à comunidade acadêmica quanto ao acesso e uso dos recursos informacionais disponíveis nas unidades, nos formatos impresso e on line, bem como no uso dos catálogos

•    Serviço de Alerta de Novas Aquisições: serviço personalizado que informa e atualiza o usuário da comunidade acadêmica da UFRN quando um novo documento de seu interesse fica disponível nas unidades do Sistema de Bibliotecas (SISBI). O usuário recebe através seu email avisos personalizados, sempre de acordo com a área de interesse ou/e ator previamente cadastrados pelo usuário;

•    Solicitação de Direitos Autorais: o usuário poderá procurar a biblioteca para receber orientação de como proceder na solicitação de direito autoral, porém a solicitação propriamente dita será realizada pelo próprio usuário.

•    Solicitação do ISBN e do ISSN: orienta quanto a solicitação do ISBN ou ISSN, que devem ser requeridos de forma autônoma.

•    Visita Programada: é um serviço oferecido à comunidade, por meio de uma exposição virtual e/ou presencial, apresentando aos usuários uma visão global da estrutura organizacional do Sistema de Bibliotecas e divulgando seus produtos e serviços de informação.
 
O SISBI oferece diversos serviços à comunidade universitária, porém nem todas as unidades proporcionam todos os serviços de referência, pois varia de acordo com o número de servidores que a Biblioteca possui, bem como espaços físicos disponíveis.