UFRN realiza oitava edição do Seminário de Arte e Cultura 13/07/2021
Seminário de Arte e Cultura
(Foto: Portal da UFRN)

Cecília Costa - Agecom/UFRN

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN realizam o 8º Seminário de Arte e Cultura: Tecnologias sociais e economia da arte: desafios e potencialidades. O evento, on-line e gratuito, acontece entre os dias 27 e 28  de julho. Os interessados devem realizar a inscrição via Sigaa.

O seminário, que acontece desde 2011, promove um espaço para discussões e reflexões voltadas às políticas públicas com enfoque na arte e na cultura. Em sua oitava edição, com 100 vagas abertas, propõe uma análise acerca da economia e das tecnologias sociais e digitais como aliadas à educação, à cultura e à arte nas universidades e nas comunidades periféricas.

A temática escolhida para 2021, deu-se por conta do trabalho desenvolvido entre a parceria do NAC e da Universidade das Quebradas (UQ-UFRJ) – Polo Potiguar. Nesse sentido, contribui para ampliar ainda mais as formas de acesso ao conhecimento entre o ambiente universitário e a comunidade localizada nas áreas periféricas das cidades.

Neste ano, a participação fica por conta da professora Heloísa Buarque de Hollanda (UFRJ), do professor Felipe Bernardes Caldas (FURG), do professor Samuel Penteado Urban (UERN) e da professora Alessandra Mello Simões Paiva (UFSB).

Embora a plataforma para transmissão do evento ainda esteja a ser definida por questões técnicas, as inscrições para a ação estão disponíveis para o público interno e externo da UFRN, como gestores e produtores culturais, artistas, estudantes, professores ou a quem desejar participar em geral.

Programação:

27/07 – Terça-feira

14h – Abertura institucional – PROEX e NAC/UFRN

14h30 – Palestra de abertura – De onde as sombras gritam: tempo e visibilidade

Professor Felipe Bernardes Caldas (FURG)

15h30 – Tecnologias Sociais e Educação popular: possibilidades para as culturas artísticas

Professor Samuel Penteado Urban (UERN)

28/07 – Quarta-feira

14h – Universidade das Quebradas e as tecnologias sociais

Professora Heloísa Buarque de Hollanda (UFRJ)

15h – (Título a definir)

Professora Alessandra Mello Simões Paiva (UFSB)

16h30 – Vozes da experiência: dimensão econômica da arte

Depoimento em vídeos de até um minuto com artistas divulgando sua arte e relatando os desafios e potencialidades.

16h45 – Diálogo final com os artistas participantes e encerramento do evento.

Para saber mais informações, acesse o site ou perfil no Instagram do NAC.

Fonte: Portal da UFRN