Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
E-book traz coletânea sobre impacto da pandemia na desigualdade 19/07/2021

Vilma Torres - Agecom/UFRN

 

A População e Desenvolvimento em Debate: impactos multidimensionais da pandemia da Covid-19 no Brasil, é o título do e-book lançado na última semana, através de uma parceria firmada entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep). O livro traz um capítulo de autoria da docente do PPGDem Jordana Cristina de Jesus sobre Juventudes, uso do tempo e a covid-19, e está disponível gratuitamente aqui.

 

A parceria gerou uma coletânea de 21 textos que evidencia o acirramento das desigualdades no acesso à renda, serviços básicos e direitos. Foi, também, a primeira das atividades para uma série de 22 webinários que trataram de temáticas como fonte de dados, gênero, povos indígenas, população negra, saúde mental entre outros, dentro do contexto da pandemia da covid-19.

 

Os webinários buscaram envolver representantes da academia, da sociedade civil e da esfera governamental em discussões que permitissem um olhar multifacetado das questões de população e desenvolvimento no Brasil, traçando alternativas e respostas eficazes para a superação destes desafios.

 

O e-book reúne outros artigos que trazem pontos de vista, notas e relatórios de pesquisas de especialistas que traçam, sob diferentes olhares, análises sobre aspectos relevantes às questões populacionais e à pandemia de covid-19 no Brasil. Esta organização e disponibilização de pesquisas tem sido crucial para embasar as tomadas de decisão por parte do setor público.

 

Para falar um pouco sobre o e-book lançado no dia 12 de julho e refletir sobre essas iniciativas, o podcast Rasgaí, produzido pelo PPGDem, convidou o economista e demógrafo Vinícius Prado, Oficial do Programa para População e Desenvolvimento da UNPFA.

 


Voltar