PAX disponibiliza e-book com projetos da área de Óleo e Gás 17/08/2021

Wilson Galvão - Ascom Agir

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou na última quarta-feira, 11, o e-book de Inovação e Negócios em Óleo e Gás. O material pode ser acessado neste endereço e reúne material textual e de imagem de todos os projetos submetidos ao Fórum de Inovação e Negócios em Óleo e Gás, realizado no último dia 11 de agosto e coordenado pelo Parque. A publicação tem como organizadores Aderson Nascimento, ngela Maria Paiva Cruz, José Batista Siqueira, Julio Cézar de Oliveira Freitas e Marcela Marques Vieira.

O PAX está em processo de implantação no estado desde 2019. O projeto, vanguardista na região, envolve as partes interessadas em um ecossistema de inovação — empresas, pesquisadores e Governo — para criar um ambiente propício para a transferência e utilização do conhecimento, com ênfase multidisciplinar em áreas como Energias, Saúde, Indústria 4.0 e Aeroespacial. O edifício central do PAX, já construído na cidade Macaíba e com área de 15 mil metros quadrados, foi planejado para acomodar incubadoras e aceleradoras, agência de inovação, espaços de coworking e de eventos. As empresas poderão utilizar espaços entre 69 salas já construídas ou 76 lotes para construção e contarão com benefícios e incentivos fiscais previstos em lei do município de Macaíba e do estado do RN.

No mês de julho, a UFRN fez a cessão do terreno ao Governo do Estado do RN, instituição que ficará responsável por investimentos complementares à infraestrutura no espaço. No PAX, o setor governamental é representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico/SEDEC, Fundação de Apoio à Pesquisa do RN/FAPERN e pelas prefeituras das cidades de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Pelo setor acadêmico, estão presentes a UFRN, a UERN, o IFRN e o Instituto Santos Dumont; e pelo setor produtivo, participam a Federação da Indústria do RN/FIERN, a FECOMÉRCIO e o SEBRAE.