Docente lança livro sobre trajetória de formação dos professores 14/09/2021

Bruno Cássio - Ascom Sedis

Quais caminhos os professores percorrem até conquistar sua formação acadêmica e profissional? Essa é apenas uma das reflexões abordadas no livro Construindo o Ser Professor: (geo)grafias da trajetória de vida, de autoria da professora do Departamento de Geografia da UFRN Ione Morais, que também é secretária adjunta de Educação a Distância da Universidade.

A obra, segundo a autora, é resultado da pesquisa desenvolvida para fins de elaboração do memorial submetido ao processo relativo à promoção para a Classe E, para nomeação de professora titular da UFRN. A escrita memorialista foi produzida ao longo de seis meses, entre novembro de 2019 e abril de 2020, ou seja, sua conclusão ocorreu em meio ao primeiro mês de declaração da pandemia da covid-19.

Ainda de acordo com Ione Morais, o conteúdo do livro aborda a história de vida do professor, a partir de uma narrativa dos itinerários percorridos em busca dessa construção. Nesse trajeto, há uma conexão com pessoas, eventos e espaços geográficos. A expectativa é de que todas as pessoas que têm o magistério como ofício ou mesmo os que ainda estão em formação acadêmica possam se reconhecer nessa escrita.

Lançamento

O livro Construindo o Ser Professor: (geo)grafias da trajetória de vida será lançado na próxima quarta-feira, 15, a partir das 19h, por meio de uma transmissão ao vivo no canal da Editora SertãoCult, no YouTube. Na programação, está prevista uma palestra com o tema Memorial Acadêmico: (geo)grafias da trajetória de vida e ainda a participação da professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Jussara Portugal.

A convidada, Jussara Portugal, assina o prefácio da obra e destaca: "Em muitos momentos, durante a leitura atenta à sua escrita, me vi na narrativa da sua história. As suas memórias, evocadas com muitos e pequenos detalhes, muitas vezes cruzavam com as que guardo no meu baú". Os interessados em participar do evento virtual devem se inscrever neste link, com direito a certificado de atividade de extensão.