Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
UFRN recebe doação de livro de Auta de Souza 15/12/2021
Doação de livro de Auta de Souza - Foto: Marina Gadelha
(Foto: Portal da UFRN)

Por Marina Gadelha - Ascom-Reitoria

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, nesta segunda-feira, 13, a doação de um exemplar da nova edição do livro Horto, da poetisa potiguar Auta de Souza. A obra foi entregue por Carlos Castim e Fábio Fidelis, organizadores do relançamento fidedigno à sua primeira edição, publicada em 1900. A doação será integrada ao acervo da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), localizada no Campus Central da UFRN, e estará disponível para consulta.

 

De acordo com Carlos Castim, a obra de Auta de Souza foi “extremamente modificada após a morte dela. Passamos a ter uma obra não fidedigna à original em todas as edições posteriores”. Por esse motivo, os organizadores realizaram uma “arqueologia literária” para resgatar as poesias conforme o primeiro livro da autora, que passam a ser disponíveis no relançamento. 

 

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, agradeceu pela doação da obra de valor histórico, que será uma rica fonte para os estudiosos da literatura. O momento também contou com a presença da vice-diretora da BCZM, Antônia Ângela da Silva, e do bibliotecário Silvestre Martins. 


Fonte: Portal da UFRN


Voltar