Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
E-book trata de acidentes aéreos e causas meteorológicas 09/02/2022
e-book Enciclopédia: acidentes aéreos com causas meteorológicas
(Foto: Portal da UFRN)

Rayssa Vitorino - Agecom/UFRN

 

O professor David Mendes, a pesquisadora Monica Damião e o discente de Meteorologia José Augusto Neto, todos do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas (DCAC), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), lançam o e-book Enciclopédia: acidentes aéreos com causas meteorológicas. Os autores abordam a relação entre acidentes aéreos e sua principal influência, que são as condições atmosféricas.

 

A proposta do livro, já disponível para download, é mostrar relatos e investigações sobre esses acontecimentos. De acordo com o professor David Mendes, a obra apresenta alguns dos acidentes mais conhecidos nos últimos 60 anos, com informações importantes para que eventos similares possam ser prevenidos. Assim, a ideia é que a Enciclopédia seja um guia para o que se deve fazer na iminência de acidentes aéreos relacionados à meteorologia.

 

O livro descreve as aeronaves, faz cronologias relacionadas aos acidentes, identifica causas prováveis e secundárias e especifica alguns termos técnicos. Contando com sete capítulos, a obra usa linguagem acessível ao público geral para tratar de alguns dos fatores que causam os acidentes: chuvas fortes, congelamento, relâmpago, tempestade, turbulência e vento cruzado, baixa visibilidade, tesoura de vento (rápida variação na direção do vento) e corrente descendente.

 

Essa iniciativa é parte de um projeto já existente. Em 2017, o aluno José Augusto criou um banco de dados com a finalidade de entender os acidentes aeronáuticos e compreender a influência das condições meteorológicas. Atualmente, o banco de dados tem 107 casos de acidentes aéreos ocorridos entre 1950 e 2015.


Fonte: Portal da UFRN


Voltar