Instituto Ágora lança edital do Curso de Português para Estrangeiros 15/03/2022

Júlio Rocha - CCHLA/UFRN

O Instituto Ágora, unidade suplementar do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN, lançou edital com vagas para o Curso de Português para Estrangeiros e do Curso Preparatório para o CELPE-BRAS, certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros emitida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As inscrições para o curso CELPE-BRAS acontecem nos dias 21 e 22 de março, enquanto que para o Curso de Português para Estrangeiros ocorrem nos dias 31 de março e 1º de abril. Podem se inscrever alunos internacionais e professores estrangeiros da UFRN, como também da comunidade externa que possuam o visto adequado (não sendo aceito de turista). Aos que já possuem conhecimento prévio do idioma será possível fazer teste de nivelamento para a etapa 2.

As matrículas para o CELPE-BRAS deverão ser feitas pelo formulário disponível neste link, nos dias 22 e 23 de março, com taxa de R$ 500, válido para o semestre de aulas, com início no dia 28 de março. Já para os cursos de Português 1 e 2, as inscrições serão presenciais na Secretaria do Instituto Ágora (ao lado do Setor II da UFRN), no horário das 13h às 17h, nos dias 31 de março e 1 de abril, com taxa de R$ 250 pelo semestre, com início das aulas em 12 de abril.

Para realizar a matrícula, é necessário apresentar a seguinte documentação: passaporte original, cópias da folha da foto e do visto do passaporte, CPF original e cópia do comprovante de residência.

Sobre os cursos

Com experiência de mais de 15 anos no ensino de Português para Estrangeiros, o Instituto busca proporcionar aos alunos as condições necessárias para que desenvolvam sua proficiência por meio do cultivo das habilidades de leitura, compreensão oral, produção escrita e produção oral. Para isso, é utilizada uma abordagem comunicativa e interativa de ensino. As aulas apresentam aspectos fundamentais da cultura brasileira, trabalhados por meio de atividades voltadas para o lúdico, como a música e o cinema nacionais.

Outro diferencial dos cursos regulares de Português para Estrangeiros do Instituto Ágora é que cada um deles conta com uma carga horária de 60 horas/semestre, oferecendo ao estudante uma experiência diferenciada e de qualidade na aquisição da língua.