BCZM reabre ao público e volta a realizar empréstimos presenciais 28/03/2022
Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM)
(Foto: Portal da UFRN)

Ana Lourdes Bal - Agecom/UFRN

Acabou a espera. A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) irá retomar seu funcionamento total de forma presencial nesta segunda-feira, 28. Os interessados podem ir até o local para conhecer o espaço da Biblioteca. “Isso é motivo de muita alegria, pois uma biblioteca viva precisa de pessoas circulando em seus espaços”, comemora a diretora da BCZM, Magnólia de Carvalho.

“É com muita alegria que, depois de mais de dois anos, a BCZM e todas as unidades do Sistema de Bibliotecas da UFRN reabrem as suas portas para a sua comunidade. Embora já tivéssemos voltado ao trabalho presencial desde junho de 2021, mas com atendimentos agendados, agora a situação é outra, pois a comunidade universitária pode, de fato, fazer uso não só de nossos serviços, mas também de nossos espaços”, afirma Magnólia.

Os empréstimos, que antes eram feitos pelo agendamento do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (Sigaa), agora voltam a acontecer de forma presencial. Em relação às devoluções, elas estão sendo prorrogadas até o dia 14 de abril, para evitar aglomerações. Para acessar as instalações da biblioteca, o uso da máscara é obrigatório e será necessário portar o comprovante do esquema vacinal completo, podendo ser mostrado na sua versão impressa ou digital.

Sobre os empréstimos entre as unidades pertencentes ao Sistema de Bibliotecas (Sisbi), o usuário deverá acessar o Sigaa > Menu Discente/Módulo do Servidor > Biblioteca > Serviços ao Usuário > Serviços Diretos > Solicitar Empréstimo entre Bibliotecas > Pesquisa no Acervo > Selecionar – a pessoa escolhe a biblioteca de origem e a biblioteca para onde o material deverá ser enviado > Solicitar. Quando o material solicitado chegar na biblioteca de destino, o usuário receberá um e-mail informando a data de disponibilização.

As doações, visitas e treinamentos continuam com o sistema de agendamento. As doações podem ser realizadas pelo e-mail doacao@bczm.ufr.br e os demais serviços pelo Módulo Biblioteca do Sigaa.

Fonte: Portal da UFRN