Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Comunidade da UFRN comemora retorno presencial 29/03/2022
Alunos chegando à UFRN
(Foto: Portal da UFRN)

Williane Silva - Ascom-Reitoria

 “O dia 28 de março de 2022 é um dia muito importante, marcante na história da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele simboliza a esperança de que nós teremos dias melhores”, disse o reitor José Daniel Diniz Melo, na Abertura do Ano Letivo de 2022. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 28, na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), localizada no município de Currais Novos-RN. A programação também faz parte das comemorações do retorno integral das atividades presenciais, que seguirá pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), finalizando no Campus Central, em abril, com a Aula Magna.

Transmitido para toda comunidade, pelo Canal da UFRN no Youtube, a Abertura do Ano Letivo de 2022 contou também com as participações do diretor da unidade, Alex Gomes, e da pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias de Sá. Na ocasião, houve um bate-papo com a gestão universitária sobre o planejamento do retorno presencial, as principais ações desenvolvidas pela UFRN no enfrentamento à pandemia da covid-19, bem como sobre a criação do curso de Engenharia de Produção, visto que o dia também foi de recepção dos estudantes da nova graduação da Felcs.

Ainda no turno da manhã, aconteceu a solenidade de oficialização do nome e descerramento da placa da Biblioteca Setorial Professora Maria José Mamede Galvão, da Felcs. A filha da homenageada, Marise Mamede, lembrou que a cerimônia foi realizada no dia do natalício de sua mãe, ressaltando a honra de agora ter no nome dela uma biblioteca modernamente edificada, local de saberes e poesia, com acesso a diversas manifestações culturais.

Programação

No período da noite do dia 28 de março, a comemoração segue pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó – RN, com a recepção aos alunos ingressantes da unidade acadêmica. 

No dia 29 de março, pela manhã, a programação de boas-vindas acontecerá na EMCM, em Caicó. No dia seguinte, 30, haverá ainda a recepção dos novos alunos da Facisa, em Santa Cruz-RN, e da EAJ, em Macaíba-RN.

Para fechar a programação, no campus central, em Natal, a UFRN vai promover a Aula Magna, às 9h do dia 28 de abril, com uma palestra sobre as habilidades socioemocionais na formação, trabalho e futuro, ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Neander Silva Abreu, no Auditório Otto de Brito Guerra, localizado na Reitoria.

O professor José Neander Silva Abreu é psicólogo, especialista em Neuropsicologia. Doutor em Neurociências e Comportamento (Universidade de São Paulo), ele é  bolsista de produtividade 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador  do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFBA. O docente já foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e, atualmente, é membro da Sociedade Internacional de Neuropsicologia e líder do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva – Neuroclic- Grupo de Pesquisa CNPq/UFBA.

Assista ao vídeo de boas-vindas do reitor da UFRN, Daniel Diniz, à comunidade universitária.

 


Fonte: Portal da UFRN


Voltar