Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
BCZM reabre sala de estudos individuais do Prédio Anexo 06/04/2022
Foto: Cícero Oliveira
(Foto: Portal da UFRN)

Ana Lourdes Bal - Agecom/UFRN

 

Um local para estudar em paz e silêncio. Antes da pandemia, muitos alunos procuravam um certo local da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) para conseguir isso: a sala de estudos individuais. Porém, com a covid-19, a biblioteca teve que fechar presencialmente e permaneceu assim até o dia 28 de março. Agora, dando mais um passo neste retorno presencial, a sala de estudos do Prédio Anexo reabriu na última segunda-feira, 4. 

 

O acesso ao local é livre e a preferência é dada pela ordem de chegada. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h45 e nos sábados, das 7h30 às 13h15. São 88 cabines de estudos oferecidas para a comunidade. Na próxima semana, será reaberta a sala de estudos individuais do Prédio Base, que contém 42 cabines. 

 

“Toda a comunidade universitária, servidores, estudantes e também a comunidade externa utiliza esse espaço. Os alunos estavam sonhando bastante com o retorno dessas salas, é um local muito propício para eles se concentrarem nos estudos e leituras”, afirma Marjorie Amaral, coordenadora de Apoio ao Usuário da BCZM. Ela conta que, durante esse tempo fechado, o trabalho da BCZM estava sendo feito de forma interna, realizando as sinalizações e as normas de utilização de acordo com as novas normas de biossegurança.

 

Constantino Costa, aluno do curso de graduação em Meteorologia da UFRN desde 2015, é um dos utilizadores que estava em uma das 88 cabines presentes na sala. “Antes da pandemia, sempre usava. É bastante confortável, é um ambiente silencioso, ninguém te interrompe”, conta o estudante. 

 

Marjorie Amaral diz com alegria sobre a reabertura: “convidamos toda a comunidade universitária para matar a saudade dos nossos espaços e estudar aqui na BCZM”.

 

Para utilizar o espaço algumas regras têm de ser observadas, a fim conservar as salas e mantê-las ideal para os estudos. Elas estão listadas abaixo.

 

– Acesso livre: as cabines individuais são de acesso livre, não precisam ser reservadas e são destinadas exclusivamente para leitura e estudo individual;

 

– Reservar cabines: o uso da sala é por ordem de chegada. Não é possível reservar cabines para outras pessoas ou para quem vai se ausentar do espaço.

 

– Uso correto do acervo: os livros devem ser usados apenas para leitura. Não é permitido usá-los como suporte para computadores pessoais e/ou outros;

 

– Comidas e bebidas: alimentos e bebidas podem deteriorar o patrimônio (livros, móveis e equipamentos), e por isso são proibidos no interior das bibliotecas;

 

– Ruídos: o silêncio é primordial para propiciar um ambiente de estudos adequado para todos. Também é necessário manter a ordem e a boa conduta;

 

– Celulares e tablets: equipamentos eletrônicos são bem-vindos, mas precisam estar no modo silencioso;

 

– Fones de ouvido: estuda ouvindo música? Vai assistir uma videoaula? Não esqueça do seu fone de ouvido.

 

– Uso consciente do espaço: zele pelo ambiente, não risque as cabines ou danifique o patrimônio disponibilizado.

 

– Recolha seus pertences: ao sair do espaço, certifique-se de ter recolhido todos seus materiais. A biblioteca não se responsabiliza por objetos deixados nas cabines.


Fonte: Portal da UFRN


Voltar