Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
EDUFRN lança livro sobre os impactos econômicos da covid-19 no RN 12/05/2022
Departamento de Economia (Depec) da UFRN. Foto: Cícero Oliveira.
(Foto: Portal da UFRN)

Ítalo Lima - Agecom/UFRN

 

O livro Impactos econômicos da covid-19 no Rio Grande do Norte, organizado por Luziene Dantas de Macedo e André Luís Cabral Lourenço, é resultado dos esforços de pesquisadores, docentes e discentes do Departamento de Economia (Depec) da UFRN. O objetivo da publicação é esclarecer questões específicas do estado, relacionadas aos impactos econômicos e sociais da crise pandêmica. 

 

Segundo Maria Van Kerkhove, diretora técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de mortes por covid-19 deve ter sido três vezes maior do que o anunciado oficialmente. Isso se dá devido à falta de testes, sobretudo no início da pandemia. Ainda segundo ela, a negligência de governos, bem como a incredibilidade dada à ciência, são fatores agravantes. Como resultado, impactos econômicos são presenciados em todo o corpo social.

 

Luziene, que também é chefe do Depec, diz que foi nesse turbilhão de insegurança, medo e dúvidas que o Departamento de Economia da UFRN recebeu a atribuição de elaborar um estudo que pudesse iluminar os desdobramentos econômicos da pandemia de covid-19, originando, dessa forma, o livro digital sobre o impacto econômico do novo coronavírus no RN. 

 

“Trata-se de um documento científico, elaborado com profundidade, método e organização sobre um momento da história potiguar em que o estado se viu abalado pelo surgimento de um vírus em escala planetária”, afirma a professora Macedo. Foi em meio a todo esse caos sanitário e econômico instalado que surgiram muitas demandas para analisar o momento presente e apontar direções no campo social e econômico.

 

Na obra, o leitor tem à sua disposição um material repleto de informações analíticas e indicadores econômicos e sociais, capazes de permitir um olhar sobre questões envolvendo as condições sanitárias do RN e as características dos principais setores econômicos do RN. Além disso, conforme a professora, panoramas sobre comércio atacadista, varejo, construção e atividades imobiliárias, fabricação de alimentos, petróleo e gás, bem como sobre o mercado de trabalho e as finanças públicas estaduais também são abordados no livro.

 

O download está disponível, gratuitamente, no acervo eletrônico da EDUFRN, neste link.


Fonte: Portal da UFRN


Voltar