UFRN realiza mural artístico em comemoração ao Bloomsday 10/06/2022
Arte ilustrará o 15º capítulo do livro – Imagem: Matheus Custódio de Lima e Evellyn Gomes Dantas

CCHLA/UFRN

Na Irlanda, no dia 16 de junho, comemora-se o Bloomsday. Um dia especialmente dedicado a homenagear o protagonista Leopold Bloom, do livro Ulysses, de James Joyce. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Grupo de Pesquisa em Estudos Irlandeses, coordenado pelos professores Ana Graça Canan e Bruce Stewart, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM), promove também, em parceria com a Embaixada Irlandesa, a 34ª edição do Bloomsday.

O evento é realizado desde 1986 na capital potiguar e nesta edição vai homenagear os 100 anos da obra de Joyce. Para celebrar este momento histórico, a Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo apresentaram o projeto Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros, em parceria com 18 universidades brasileiras.

Foram realizados 18 concursos culturais para escolher estudantes de cada universidade para realizar um mural referente a um dos capítulos do livro Ulysses. Os alunos da UFRN Matheus Custódio de Lima e Evellyn Gomes Dantas, do curso de Inglês do DLLEM, foram selecionados e ganharam o prêmio para execução da arte na parede, que ilustrará o capítulo 15 – Circe, referente à obra. A produção artística já está em processo de execução e ficará exposta na parede próxima ao acesso do auditório D, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

A obra

Ulysses relata a odisseia da personagem Leopold Bloom durante 16 horas, do dia 16 de junho de 1904. O autor utiliza o fluxo de consciência, com paródias e piadas, alcançando, com sua escrita fragmentada, uma técnica que será uma das grandes contribuições de sua obra para a literatura do século XX. Seu livro é considerado um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.