Sistema de bibliotecas da UFRN
Notícia
Livro apresenta a anatomia de forma dinâmica 20/07/2022
Livro
(Foto: Portal da UFRN)

Por Agecom/UFRN

 

“Já se perguntou por que o coração tem orelhas? Por que sentimos borboletas no estômago quando nos apaixonamos? O que acontece com o corpo de um astronauta quando ele volta do espaço? Será mesmo que o homem pensa mais em sexo que a mulher? O que sabemos sobre a múmia de Tutancâmon? Ou quais as razões anatômicas da morte de Jesus?” Esses questionamentos vêm da fala de Bento Abreu, professor do Departamento de Morfologia (DMOR), vinculado ao Centro de Biociências (CB/UFRN), e suas respostas estão presentes no livro de sua autoria, 365 Curiosidades Anatômicas: contos, personagens e dúvidas sobre o corpo humano. Disponível em formato eletrônico, a publicação busca divulgar a ciência para o público em geral a partir dos 14 anos. 

 

Escrito em coautoria com Camila Albuquerque, do Centro Universitário Barão de Mauá, de São Paulo, o livro foi desenvolvido no gênero prosa, trazendo curiosidades históricas e perguntas frequentemente realizadas nas salas de aula de Anatomia por alunos de diversos cursos. De acordo com Bento, as informações distribuídas nas 640 páginas são dispostas por dias do calendário e são apresentados muitos temas de interesse para leigos, estudantes e profissionais da saúde de forma despretensiosa.

 

“O leitor pode seguir a sequência do calendário, que se inicia com a história do cadáver e finda com a chegada do bebê e dos dias subsequentes ao nascimento ou folhear o livro como bem lhe aprouver. Cada curiosidade foi redigida com uma linguagem leve e descontraída para o grande público e correlacionada, sempre que possível, a temas culturais, religiosos ou históricos. Trata-se de uma verdadeira viagem pelo mundo da anatomia que busca fascinar o leitor com a intrincada organização e complexidade do corpo humano”, complementa. 

 

Inicialmente disponível na página eletrônica da Amazon no formato e-book, ou por acesso gratuito via Kindle Unlimited, o lançamento oficial será feito durante o Congresso Brasileiro de Anatomia, em Maceió, que acontece entre os dias 3 e 6 de setembro deste ano. O livro impresso, em versões com capa comum e capa dura, também poderá ser adquirido, em breve pelo mesmo endereço eletrônico. “Esperamos contar com o apoio de instituições e empresas a fim de que consigamos uma tiragem mínima destinada a escolas públicas do Rio Grande do Norte. Foram três anos de intenso trabalho e pesquisa a fim de desenvolver essa obra que, certamente, vai fazer você começar a amar a maravilha que é o corpo humano”, diz o professor.


Fonte: Portal da UFRN


Voltar