EMUFRN promove 6º Encontro Nordestino de Palhetas Duplas
Nos dias 25 a 27 de julho, acontece, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), o 6º Encontro de Palhetas Duplas. O evento é coordenado pelos professores da própria instituição Alexandre dos Santos e Maria Santos, sendo voltado a estudantes, professores e instrumentistas de oboé e fagote de toda a região Nordeste.
Com uma programação que inclui masterclasses, oficinas, palestras e apresentações artísticas, o encontro reúne professores da EMUFRN, docentes de outras instituições de ensino superior do país, além de músicos convidados. O evento também conta com o apoio do corpo técnico-administrativo e de alunos voluntários da Escola de Música.
O principal objetivo da ação é fomentar o desenvolvimento técnico, artístico e pedagógico dos instrumentos de palhetas duplas, ampliando o acesso ao conhecimento e à prática musical especializada. Em um contexto no qual instrumentos como o oboé e o fagote ainda são pouco difundidos em relação a outros instrumentos, a iniciativa assume um papel fundamental na consolidação e expansão dessa área no Nordeste brasileiro.
Cronograma
A programação do 6º Encontro Nordestino de Palhetas Duplas terá início no dia 25 de julho, com ensaios entre 14h e 17h no auditório da EMUFRN, seguidos pela recepção e credenciamento dos participantes, das 17h às 19h. A noite será marcada pela abertura oficial do evento, às 19h, com um concerto especial da Orquestra Filarmônica da UFRN, sob a regência do maestro André Muniz. A apresentação contará, ainda, com a participação dos professores da EMUFRN Maria Santos (oboé), João Paulo Araújo (clarineta), Alexandre dos Santos (fagote), além do trompista Vaniellyson Vilker, integrante da Filarmônica da UFRN.
No dia 26 de julho, as atividades começam às 8h, com a Oficina de Consciência Corporal para Músicos, baseada na Técnica Alexander e ministrada pela professora Ariana Pedrosa. Das 10h às 12h, ocorrem as oficinas de palhetas de oboé e fagote, com os professores Josias Felipe e Eva Tavares. No turno da tarde, entre 13h30 e 16h, será a vez das masterclasses de oboé e fagote, ministradas pelos professores Artur Ortenblad, do departamento de música da UFPE (DMUS/UFPE), e Isaac Soares, da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Em seguida, haverá a continuação da oficina de consciência corporal, das 16h às 18h. O dia termina com um recital de professores e convidados, das 19h às 21h30.
A programação encerra no dia 27 de julho. As atividades começam às 8h com as masterclasses de oboé e fagote, desta vez com os professores Junielson Nascimento, Roberta Bello e Julian Figueroa. Entre 10h e 12h, acontecem oficinas de palhetas de oboé e de fagote, com Junielson Nascimento e Isaac Santos. À tarde, das 13h30 às 14h30, uma roda de conversa reunirá todos os participantes para discutir o tema As possibilidades profissionais e o mercado de trabalho na área. Em seguida, o evento será finalizado com um palco livre, das 14h30 às 16h30. Nele, os participantes poderão realizar apresentações musicais com duração de até 10 minutos cada.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponibilizado. Mais informações podem ser conferidas no Instagram oficial do encontro.
Fonte: Agecom/UFRN; Texto: Túlio Maia Maranhão; Edição: Juliana Holanda; Revisão: Rebeca Ribeiro.