Conferência discute Ciência Aberta

Portal da UFRN

Williane Silva de Ascom-Reitoria

A abertura da 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta foi realizada, na tarde desta segunda-feira, 18 de setembro, pelo reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Henio Ferreira de Miranda. Com a temática sobre a Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade, o evento tem programação prevista até 21 de setembro, no auditório da Reitoria da UFRN e no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas 2 (Nepsa 2), além  de ocorrer de forma on-line pela plataforma Zoom.

O reitor em exercício da UFRN, Henio Miranda, destacou a relevância  da 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta, devido à oportunidade de debate dos temas previstos na programação. “Este evento, por si só, representa o poder da colaboração interinstitucional para o desenvolvimento coletivo do saber”, afirmou. Já o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, ressaltou a importância da participação das entidades participantes, visando à união das comunidades de língua portuguesa para discutir sobre a ciência aberta.

O vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Francisco Santos, explicou o papel da sua instituição, que é uma agência pública portuguesa de apoio  à investigação em ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento, reforçando a associação da Fundação à UFRN para a realização do evento. Por sua vez, o diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Tiago Braga, abordou sobre a história da Conferência, que vem se consolidando ao longo dos anos e evoluindo ao tratar sobre temáticas que são demanda da sociedade.

Confira outras informações no site do evento