Acervo de cordeis da BCZM preserva histórias e tradições nordestinas
Fotos por Solange Piñón
Juliana Estevam de Agecom/UFRN
A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM/UFRN) possui exemplares de um dos mais tradicionais gêneros da literatura brasileira: o cordel. Em um acervo com mais de 2.849 títulos e um total de 4.695 volumes de folhetos, são preservadas as histórias e tradições do povo nordestino e brasileiro, além de compartilhar a arte, as tradições e os artistas da região. Os folhetos estão disponíveis na Sala de Obras Raras, localizada no prédio anexo da BCZM.
A Coleção de Literatura de Cordel foi iniciada após a implementação do Projeto Memória da UFRN, entre 1980 e 1982, com a finalidade de republicar alguns títulos da coleção de Diógenes da Cunha Lima. Como resultado desse projeto, os cordeis foram catalogados e passaram a ser reconhecidos como fontes de informação valiosas. A BCZM facilita o acesso aos folhetos em suporte tradicional e por meio de busca em seu catálogo on-line, disponibilizando todos os cordeis existentes na unidade.
Essa coleção é composta por livros e folhetos que desempenham um papel fundamental na identidade cultural e popular das tradições literárias regionais do Brasil, reunindo obras de grandes nomes como Leandro Gomes de Barros, Patativa do Assaré e João Martins de Athayde.
O acervo é organizado segundo a classificação indicada pelo escritor Ariano Suassuna, com nove ciclos temáticos, cada um vinculado a uma cor específica, que são:
- Ciclo Heróico, Trágico e Épico (marrom): Histórias de herois, batalhas e tragédias;
- Ciclo do Fantástico e do Maravilhoso (amarelo): Contos de fantasia, lendas e eventos sobrenaturais;
- Ciclo Religioso e de Moralidades (azul): Narrativas religiosas e lições de moral;
- Ciclo Cômico, Satírico e Picaresco (vermelho): Histórias cômicas e sátiras sociais;
- Ciclo Histórico e Circunstancial (laranja): Relatos de eventos históricos e temas atuais;
- Ciclo de Amor e de Fidelidade (cinza): Narrativas de romance e lealdade;
- Ciclo Erótico e Obsceno (branco): Poemas sobre temas eróticos e obscenos;
- Ciclo Político e Social (preto): Críticas sociais e análises políticas; e
- Ciclo de Pelejas e Desafios (verde): Histórias de disputas e competições.
Por ser considerada uma coleção especial e de fácil deterioração, ela está envolta por uma capa protetora de papel, confeccionada no setor. Além disso, o acesso aos cordeis é feito de forma presencial, na Sala de Obras Raras, não sendo permitido o empréstimo ou retirada para fotocópia. Para esse material, são permitidas fotos, mas sem o uso de flash, sendo obrigatório o uso de luvas.