Ceres vai lançar livro de monografias em História
Imagem: Captura de tela.
Por Agecom/UFRN
O livro A História no Seridó: catálogo de monografias produzidas no Curso de História do CERES-UFRN (1990-2023) terá lançamento pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) no segundo semestre de 2025. Produzido pela equipe do Laboratório de Documentação Histórica (Labordoc) da instituição, a obra, que está disponível on-line, aborda a produção científica discente do Ceres na área de História.
Compilando o que foi produzido por alunos do Ceres entre 1990 até 2023, o livro passa pela trajetória do curso de História – a graduação era apenas em licenciatura na sua criação, em 1974 e, a partir de 1988, agregou o bacharelado – no centro que teve diversos alunos, de diferentes origens. As produções científicas, de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) na área, são mostrados com os respectivos resumos, autores, referências, orientador e palavras-chave.
Os organizadores da primeira edição são Ana Cláudia de Araújo Batista (aluna de História do Ceres), Anderson da Costa Brito (graduado em História pelo Ceres), Francisco Hallyson Pascoal Melo (mestrando em História no Ceres), Helder Alexandre Medeiros de Macedo (professor de História do Ceres) e Rian Felipe Dutra Diniz (aluno de História do Ceres). Na primeira versão do livro, há foco apenas em TCCs, mas os organizadores planejam fazer uma coleção de trabalhos desenvolvidos em pesquisas científicas mais robustas em uma futura edição, com informações a partir da vivência profissional dos historiadores formados pelo Ceres.
Pesquisas e metodologias
O conjunto da obra aproveitou o que já tinha sido mostrado em um trabalho anterior, o Guia de Estudos sobre o Seridó – história e cultura. Junto à compilação, os organizadores realizaram uma varredura no Fundo do Curso de História, custodiado pelo Laboratório de Documentação História (Labordoc). A coleta foi cruzada com a plataforma Lattes e o Sigaa, no intuito de mapear a produção científica de discentes de História no Ceres; ao todo, estão presentes 143 monografias. Numa futura edição, segundo Helder Medeiros, existem outros 167 trabalhos, cujos resumos vão constar numa segunda edição, que contará com uma ampliação.
“Em termos das abordagens metodológicas, essas monografias utilizaram diferentes metodologias e como a história oral, a história serial e quantitativa, a análise do discurso e a análise iconográfica”, explica Helder Macedo.
O Seridó, inclusive, tem um destaque especial nas pesquisas. “Região que historicamente tem uma tradição, no âmbito do Rio Grande do Norte, de produção de conhecimento sobre si, seja na academia, seja fora da academia. Especificamente sobre o Seridó, temos trabalhos que abordam o fenômeno da presença humana na chamada ‘Pré-história’, na história colonial, na história imperial e também na República”, aborda o professor de História do Ceres.
De forma específica, Caicó é colocada nas pesquisas sob diferentes óticas sociais. A cultura popular, por meio do carnaval, dos boleiros, quadrilhas; a chegada da eletricidade e a festa de Sant’Ana são exemplos de temáticas presentes em pesquisas que constam no livro.
Temas como as cidades da região do Seridó e proximidades (Caicó, Boa Vista, Parelhas, Lagoa Nova, etc.); cotidiano, espaço em diferentes aspectos, historiografia, memória, patrimônio, política, entre vários outros, também são destaque na compilação de resumos científicos.
Texto: Jefferson Tafarel; Edição: Juliana Holanda; Revisão: Rebeca Ribeiro.