Profoco-CE oferta curso a distância sobre saúde mental de adolescentes
Agecom/UFRN
Quando o assunto é saúde mental, deve-se notar que os mais jovens são um grupo bastante vulnerável. Segundo dados da Unicef, cerca de 16 milhões de pessoas entre 10 e 19 anos sofrem de depressão na América Latina, representando 15% dos adolescentes. Diante dessa realidade, o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação (Profoco-CE) promove um curso a distância sobre saúde mental de jovens, destinado à formação de profissionais que trabalhem com o público dessa faixa etária.
O Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens envolve uma parceria com outras instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MS), a Rede Pode Falar (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN) e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC-RN).
Esta ação contribui para o fortalecimento de ações intersetoriais no cuidado à saúde mental dos adolescentes, tendo como foco a formação continuada dos educadores da rede pública do estado. Além disso, a colaboração prevê o acompanhamento na criação de espaços de cuidado e escuta acolhedora nas escolas participantes e a produção de um guia pedagógico a ser distribuído gratuitamente.
Com carga horária de 180 horas, o curso está disponibilizado na plataforma UNASUS. As matrículas estão abertas até o dia 24 de agosto.
Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Igor Aguiar de Melo. Edição: Marcos Neves Jr.; Revisão: Ana Byatriz Moreira.