Cine CCSA realiza a Mostra RN Resistências
Na próxima quarta-feira, 2 de julho, o Cine CCSA, projeto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA/UFRN), realiza nova exibição de filmes gratuita e aberta para toda a comunidade, intitulada Mostra RN Resistências. Em parceria com a Cooperativa Cultural, o evento acontece no Auditório do Nepsa I, a partir das 17h.
A mostra aborda três curtas-metragens potiguares e objetiva visibilizar, discutir e reconhecer as histórias de resistência e luta retratadas nos filmes. O primeiro projeto a ser exibido é o Sob as Luzes da Avenida (2021), dirigido por Doc Câmara, que relata as memórias de vida de uma travesti em um centro urbano.
Em seguida, a programação apresenta o Canto de Acauã (2024), da diretora Jaya Pereira, sendo um documentário etnográfico de um quilombo que enfrentou o racismo ambiental em prol da retomada de seu território ancestral. Canto de Acauã exalta a memória, as lutas e os encantos da comunidade, que traduzem sua força em forma de poesia, canto e dança.
A última obra audiovisual da mostra é Diálogos Indígenas do Nosso Tempo (2023), dirigido por Gustavo Guedes. Incluindo entrevistas, o curta-metragem aborda o histórico indígena do Rio Grande do Norte, apontado como o primeiro território invadido pelos portugueses. Apesar de séculos de opressão, violências e apagamento histórico, o documentário convida o espectador a refletir com a perspectiva indígena potiguar sobre o nosso estilo de vida contemporâneo, os impactos climáticos e a cultura ancestral.
O Cine CCSA visa usufruir do potencial educativo e cultural do cinema enquanto recurso pedagógico. Após a exibição, ocorrerão debates com os realizadores dos curtas e sorteio de voucher oferecido pela Cooperativa Cultural.
Fonte: CCSA/UFRN. Texto: Sarah Cruz; Edição: Hellen Almeida; Revisão: Rebeca Ribeiro.