Escola de Música da UFRN promove apresentação de Orquestra Infantojuvenil
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) realiza, na manhã do dia 19 de julho, a audição dos alunos da Orquestra Infantojuvenil. O evento é aberto ao público e está previsto para começar às 9h da manhã, no Auditório Onofre Lopes. A entrada é gratuita.
Na programação, os estudantes irão realizar apresentações individuais e, ao final, tocarão em conjunto com a orquestra, encerrando o semestre. As peças apresentadas na exibição são resultados do trabalho desenvolvido ao longo das aulas semanais de instrumento, assim como das práticas orquestrais que também ocorrem semanalmente.
Frederico Nable, responsável pelo evento e professor da EMUFRN, comenta que a Orquestra Infantojuvenil é hoje um dos maiores projetos de extensão da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). “Contando com cerca de 200 alunos, o projeto tem como função democratizar o ensino de instrumentos de cordas friccionadas. Também tem sido um caminho pelo qual alguns alunos ingressam nos cursos da escola, como no curso técnico, na licenciatura e no bacharelado”, menciona o docente.
A seleção de novos alunos é realizada anualmente, geralmente no mês de março. Podem participar candidatos de todas as faixas etárias e níveis, desde que não estejam recebendo orientação em outras instituições — nem por meio de aulas particulares. A aprovação depende também da disponibilidade de horários dos bolsistas e voluntários que atuam no projeto.
De acordo com o professor Frederico, além da apresentação de julho, uma nova audição está prevista para dezembro. A atividade irá marcar o encerramento do ano letivo.
Fonte: Agecom/UFRN; Texto: Túlio Maia Maranhão; Edição: Juliana Holanda; Revisão: Rebeca Ribeiro.