Brígida Campbell realiza palestra sobre processo criativo na UFRN
As artes visuais contemporâneas seguem se reinventando por meio de intercâmbios de ideias que extrapolam os limites do ateliê e da sala de aula. Cada vez mais, projetos artísticos têm apostado na circulação de ideias e no diálogo entre diferentes territórios e saberes como forma de estimular a criação coletiva e expandir os horizontes da produção cultural.
É nesse contexto que o Departamento de Artes (DEART), por meio do Laboratório de Pesquisa e Produção em Artes Visuais (LAPEPAV), promove, no próximo dia 17, às 10h, um encontro com a artista visual Brígida Campbell. A atividade acontece na Sala D do prédio anexo do DEART da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O evento busca ampliar o debate sobre práticas artísticas contemporâneas e incentivar a troca de experiências entre artistas, estudantes e o público em geral. A ação também faz parte das atividades formativas voltadas ao fortalecimento da política cultural da UFRN e ao estímulo de novas produções e reflexões no campo das artes visuais.
Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), Brígida Campbell abordará sua trajetória e os métodos utilizados em seus processos criativos. Seu trabalho busca revelar as sutilezas do cotidiano e provocar reflexões por meio de experiências que incentivam a imaginação, a criatividade e a ação coletiva.
A atividade integra o projeto de extensão Arteriais, programa de residência artística realizado em parceria com a Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso. Segundo a professora Regina Johas, do Departamento de Artes da UFRN, o encontro tem um objetivo maior, que é “democratizar o acesso à arte e à cultura, fomentar práticas formativas voltadas à experimentação e à pesquisa artística”.
Os interessados devem se inscrever previamente pelo Sigaa. A participação é gratuita e aberta ao público. A atividade conta como carga horária, com emissão de certificado para os alunos presentes.
Fonte: Agecom/UFRN Texto: Ubiratan Pedro Edição: Revisão: Paiva Rebouças