Revista Cronos publica nova edição

Luanna Mangabeira - Agecom/UFRN

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN) disponibilizou o segundo número do volume 24 da Revista Cronos, com o dossiê Os dilemas do Dragão: passado e presente da China em debate. A edição foi organizada por André Augusto de Paula Barbieri, doutor em Ciências Sociais, e reúne artigos que abordam a estrutura socioeconômica e política da China contemporânea.

Das cinco pesquisas que constroem essa edição, uma delas é de Isabelle Weber, economista alemã que autorizou a tradução de seu texto intitulado: A China e o neoliberalismo: para além da dicotomia de se a China é ou não neoliberal?. Além disso, a nova publicação inclui uma entrevista com Carlos Eduardo Martins, professor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), discutindo os desafios que a China oferece às potências euro-atlânticas.

Na categoria de temática livre, foram apresentados dois artigos. Um deles aborda a depressão na infância e adolescência e o outro discorre sobre o movimento histórico do ensino de sociologia no Brasil. Na categoria poiesis, a poesia Coroa e o parafuso, rosca sem fim, de Marcelo Calderari Miguel da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi selecionada. Consta ainda na revista uma resenha do livro Interações Arriscadas (2014), de Eric Landowski.

A Cronos é um periódico de divulgação científica criado em 2000. O objetivo é difundir a pesquisa e a reflexão de interesses em Ciências Sociais, dos centros de investigação qualificados do Brasil e do exterior, com ascensão na América Latina. Segundo Barbieri, nesta edição em específico: “O objetivo é proporcionar um mapa que ajude os pesquisadores e os interessados no tema a compreender as discussões sobre a realidade chinesa. O conteúdo busca contribuir para a reflexão – e a ação – dos segmentos socialmente subalternos, das camadas exploradas e oprimidas interessadas por conhecer as reflexões atuais sobre a China”.