Ir ao conteúdo principal

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal do Sistema de Bibliotecas da UFRN, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acessePolítica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse aPolítica de Privacidade. Se você concorda, clique em "Ciente".

CT lança edição comemorativa da Revista Projetar

Portal da UFRN

Aryela Souza de CT/UFRN


O Centro de Tecnologia (CT/UFRN) disponibilizou o terceiro número do volume 9 da Revista Projetar — Projeto e Percepção de Ambiente, que conta com um dossiê em homenagem aos 50 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAU-UFRN). A publicação foi organizada por Maísa Veloso, professora do departamento de Arquitetura (Darq/UFRN) e editora-chefe da revista.


A Revista é uma publicação quadrimestral do Grupo Projetar do CT cujo objetivo é a difusão da produção científica qualificada na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Percepção do Ambiente. O público-alvo principal são docentes, discentes e profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo e afins.


O periódico é dividido entre as seções Ensino, Pesquisa e Práxis. Nesta edição, a seção Ensino é composta por dois artigos que abordam as temáticas de desenho urbano e topografia. Já a seção Pesquisa contém oito trabalhos, dos quais os dois primeiros discutem o planejamento urbano com diferentes enfoques e os dois seguintes associam-se às relações pessoa-ambiente. Na sequência, destaca-se a importância do conhecimento dos conceitos do espaço para, então, prosseguir com uma tese acerca da subjetividade no processo de criação de projetos arquitetônicos. Os dois últimos artigos dessa seção ressaltam experiências de reuso de edificações. 


Por fim, na seção Práxis, apresenta-se o dossiê Especial 50 anos do CAU-UFRN (histórico, perfil do curso e projetos de concurso premiados), com um editorial específico, três artigos que retratam a implementação e evolução histórica, o perfil do curso, a pesquisa na área de projeto e seis textos que expõem alguns projetos de concurso premiados ao longo da trajetória do departamento.