Reitor da UFRN palestra em Seminário Internacional sobre desenvolvimento da educação superior

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participa, em Montevidéu (Uruguai), da 77ª Sessão do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Na abertura do evento, durante o Seminário Internacional “Universidade, Sociedade e Estado”, o gestor brasileiro, na condição de presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), participou do painel “Universidades Públicas e contextos políticos nacionais: uma visão das associações, redes e consórcios universitários da região”.
Em sua exposição “Um olhar das universidades federais brasileiras”, Daniel Diniz destacou os temas: modelo de financiamento das universidades, assistência estudantil e a escolha dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. “Nós temos um modelo de escolha de reitores que precisa ser aperfeiçoado, isso requer uma mudança de lei e já existe um projeto tramitando no Congresso. Quanto ao financiamento, esse tema é muito presente nas discussões atuais da Andifes. Estamos trabalhando em uma proposta de modelo permanente de financiamento para nossas universidades, iremos discuti-la com o Ministério da Educação, para que em seguida ela possa ser submetida ao Congresso”, concluiu o reitor.
Os painéis são apresentados por representantes de associações universitárias da região e da América Latina, reitores de universidades públicas, representantes de organizações como Unesco e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), além de autoridades governamentais do Uruguai, Paraguai, Colômbia, Cuba e Brasil. Ao final do evento haverá assinatura de convênio entre a AUGM e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) – por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com vista ao financiamento de projetos de pesquisa sobre temas estratégicos para o desenvolvimento da região.